Consultório

Top 10 questões:

Na adolescência sofri de acne, e o meu dermatologista aconselhou-me a utilização tópica de loções antibacterianas e cremes à base de enxofre. Durante meses segui este tratamento, e uma ou duas vezes cheguei mesmo a tomar antibióticos, posteriormente a acne desapareceu com a idade. Actualmente com 27 anos, noto o aparecimento frequente de borbulhas vermelhas, que facilmente ficam inflamadas, no queixo e na testa, o que me causa dor e embaraço. O que me aconselham? 

Reparei que quando regresso da praia, tenho manchas esbranquiçadas na pele, terei alguma alergia?

Costumo tomar um suplemento multivitamínico e mineral com diversos antioxidantes. Sei que recentemente tem havido alguma polémica em relação à toma de antioxidantes e seus benefícios para a saúde.

Gostaria de saber a sua opinião, como médico?

Tenho a pele muito branca, cabelo e olhos claros, e nunca fico bronzeada por mais tempo de praia que faça. Uma amiga disse-me que existia um pigmento natural, chamado betacaroteno, que poderia ajudar a minha pele a adquirir uma tonalidade mais saudável. Poderiam aconselhar-me nesta questão?

Tenho 33 anos e o meu cabelo é por natureza fino. Nunca consegui mantê-lo muito comprido, no máximo pelos ombros. Quando o deixo crescer parece tornar-se mais fino e quebra-se com facilidade. O que poderei fazer para fortalecê-lo? Noto ainda que no Outono o cabelo cai em maior quantidade. Será normal?

Tenho cerca de 30 anos e o meu cabelo e unhas têm ficado mais fracos com o passar do tempo. Noto, inclusivamente, que a minha pele tem um aspecto menos saudável.

Existe alguma alteração a nível alimentar ou algum tipo de suplementos que possa tomar?

Apesar de ter o peso ideal para a minha altura e praticar exercício físico regularmente tenho celulite. O que posso fazer para tentar reduzir a celulite das minhas coxas? Será que me poderia explicar exactamente o que é?

Considero-me uma pessoa normalmente bem-humorada contudo, com o início do tempo frio, sinto-me melancólico e triste sem motivo aparente. Como poderei melhorar o meu humor?