Bombons de Rosas e açúcar com ternura

Tempo de preparação: 20 minutos
Para: 10-12 bombons

Ingredientes:
- 8 colheres de sopa de açúcar Mascavado Light
- 200g de chocolate preto para culinária
- 1 Mão cheia de pétalas de rosas para culinária secas cortadas em pedacinhos de aproximadamente 2x2mm (as rosas vendidas em floristas não são adequadas para alimentação)
- 4 colheres de sopa de água
- Rosas frescas para decorar
- Pétalas de rosas secas para decorar
- Ternura q.b.

Preparação de pétalas de rosas secas:
Colher rosas sem tratamentos tóxicos para culinária, lavá-las e retirar cuidadosamente cada uma das pétalas. Lavar as pétalas, separando as estragadas. Colocar as pétalas seleccionadas numa peneira e deixar ao ar livre em local fresco, arejado e à sombra. Todos os dias, agitar a peneira de modo a revolver as pétalas de rosas. Quando estiverem secas, guardar num recipiente de vidro e tapar bem.

Preparação dos Bombons:
Juntar 2 colheres de sopa de açúcar Billingtons Mascavado Light às pétalas de rosa secas previamente cortadas. Mexer de forma a resultar uma mistura uniforme. Derreter o chocolate em banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, adicionar a mistura obtida de açúcar Billingtons e as pétalas de rosa descrita no primeiro ponto e mexer bem. Não retirar o recipiente do banho-maria. Colocar o preparado em formas de bombons. Deixar no congelador até solidificar e desenformar.

Preparação da cobertura das rosas frescas para decoração:
Juntar 4 colheres de sopa de açúcar Billingtons Mascavado Light com 4 colheres de sopa de água e aquecer, mexendo bem e desligar o fogão. Inclinar a panela e mergulhar uma rosa de cada vez, sacudindo o excesso. Cobrir as rosas com o restante açúcar Billington´s - juntar mais quantidade, se necessário. Reservar no frigorífico até servir.
Colocar os bombons numa bandeja, decorar com as rosas e com as pétalas de rosas secas e servir.

Receita de: Paula Alexandrina Moreira