Teste cardiovascular

Avalie o seu risco de vir a sofrer de doença cardiovascular

As doenças cardiovasculares constituem hoje um grave problema a nível mundial. O estilo de vida actual, que muitas vezes inclui o consumo de tabaco, a falta de actividade física e uma dieta rica em gorduras, sal e açúcar, é reconhecido como coadjuvante no desenvolvimento de doença coronária.

A determinação do risco cardiovascular consiste na avaliação de um conjunto de factores que permite estimar qual o risco futuro de sofrermos de doença cardiovascular. Quantificam-se assim diversos parâmetros como a idade, género, IMC, pressão arterial sistólica, glicose em jejum, colesterol total, perímetro abdominal, antecedentes familiares de doença cardiovascular, tabagismo, actividade física e stress. Os resultados obtidos permitem-nos estimar qual o risco futuro de sofrer de doença cardiovascular. Ainda que alguns parâmetros como a idade, género e antecedentes familiares não possam ser sujeitos a alteração, os restantes podem e devem ser por nós controlados e se necessário alterados, de forma a tentar minimizar os seus potenciais efeitos nocivos a médio/longo prazo. A palavra-chave é a prevenção!

Note que este cálculo do risco cardiovascular é apenas indicativo e não deverá sobrepor-se à opinião do seu médico ou à realização de exames complementares de diagnóstico por ele indicados.

Deverá ser sim um alerta, para que quanto antes inicie uma mudança de comportamento, adoptando um estilo de vida mais saudável, onde uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico moderado deverão ser uma constante, que certamente irão favorecer a sua saúde e o seu bem-estar.

Calcule através de um questionário qual é o seu risco cardiovascular.

Fator de Risco

Homem ‹ 30 anos ou Mulher ‹ 50 anos
Nunca fumou
‹ 20
Profissão activa e/ou Actividade desportiva intensa
Nenhum
‹ 120
‹110 sem História familiar de diabetes
‹ 180
Mulheres ‹ 80 Homens ‹ 90
Nível reduzido
calcule o seu nível de stress »

IMC = Índice de Massa Corporal
DCV = Doença cardiovascular
aCalculadora IMC disponível
bPressão arterial máxima

TOTAL: 0

Nível de Stress

O inevitável stress é uma reacção natural e necessária, a nossa resposta mental e emocional às exigências, mudanças e acontecimentos da nossa vida. É difícil defini-lo com exactidão, uma vez que difere de pessoa para pessoa. No entanto, a sensação de descontrolo é sempre prejudicial e pode ser um sinal para abrandar o ritmo de vida. Ainda que lhe pareça o contrário, adoptar estratégias para uma vida anti-stress é até bastante fácil. Basta para isso que se alimente bem e de forma saudável, descanse o suficiente e faça exercício físico de forma moderada e regular.

Porém, se o seu estilo de vida actual não se aproxima desta realidade não desanime, o primeiro passo é reconhecê-lo. Mais importante ainda é conseguir mudar de atitude. Gerir bem o seu tempo, aproveitar todos os momentos de lazer e, acima de tudo, querer ser feliz ajudá-lo-ão a combater o stress e a encarar a vida de forma mais positiva.

Analise aqui o seu nível de stress e perceba como pode modificá-lo.

Nível baixo de stressNível médio de stressNível alto de stress0
Voltar ao teste cardiovascular