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Celulite

Um pouco por todo o mundo, a maioria das mulheres conhece de perto este problema, que constitui uma das suas maiores preocupações.
As gorduras acumulam-se nos adipócitos ao nível da hipoderme, que se concentram em áreas específicas como as ancas, coxas e barriga, sendo estas as zonas mais afetadas pela celulite.
Uma vez que possuem uma grande capacidade de armazenamento, os adipócitos multiplicam várias vezes o seu peso e volume, formando-se nódulos que se tornam visíveis à superfície. Assim, ocorre uma hipertrofia do tecido gordo e a pele ganha um aspeto ondulado e irregular, vulgarmente designado por “casca de laranja”.
Quando ocorre esta acumulação de gordura excessiva, a circulação é dificultada, estando a celulite também associada a problemas como as pernas pesadas e as varizes. Em casos mais avançados ocorre edema e dor localizados.
A luta contra a celulite exige paciência, autodisciplina, esforço e dedicação. Seja otimista e não desista, vai ver que no final os resultados são compensadores.

Fatores de risco

A celulite é popularmente associada ao excesso de peso. Porém, apesar de este ser um fator importante, não é a única causa deste problema.
O aparecimento da celulite, muitas vezes determinado por fatores hereditários, tem uma base hormonal e é agravado pela má circulação e por uma insuficiente drenagem linfática.
Apesar de não ser um problema exclusivo do sexo feminino, devido a diferenças estruturais na pele e adipócitos de mulheres e homens, as mulheres têm nove vezes mais probabilidade de sofrer de celulite.
Também o estilo de vida atual, baseado em maus hábitos alimentares, oscilações bruscas de peso, abuso de substâncias nocivas como o álcool e o tabaco, sedentarismo, uso de vestuário justo, stresse, entre outros fatores, acarreta como consequência o acentuar drástico deste problema.

Medidas a adotar

  • Siga uma dieta saudável, equilibrada e variada privilegiando o consumo de fruta e legumes, preferencialmente crus;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Hidrate o seu corpo! Beba água, tisanas e chás sem açúcar em abundância;
  • Evite o consumo excessivo de sal e açúcar refinado;
  • Diga não aos alimentos fritos;
  • Não use vestuário apertado que dificulte a circulação sanguínea;
  • Mexa-se! A prática regular de exercício físico promove um correto controlo do seu peso, evita o acumular de gordura excessiva e melhora o seu bem-estar geral;
  • Aplique regularmente um bom creme anticelulítico;
  • Não se deixe “apanhar” pelo stresse excessivo e não negligencie o seu descanso;
  • Estabeleça objetivos claros e realistas;
  • Mantenha uma atitude positiva.

Nutrientes e Plantas que podem ajudar

  • Ácidos gordos essenciais - os ácidos gordos essenciais, especialmente os da família ómega 3, ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e promovem uma boa circulação sanguínea.
  • Gotu kola (Centella asiatica) o extrato de Centelha asiática apoia a circulação periférica e estimula a cicatrização de feridas.
  • Horse Chestnut (castanha-da-índia) o extrato de castanha-da-índia ajuda a manter uma circulação adequada.
  • Cavalinha (Equisetum arvense) - pode ajudar a remineralizar o corpo. A sílica presente na cavalinha ajuda a manter cabelos, unhas e pele em óptimo estado.
  • Kelp (Fucus vesiculosus)ajuda a promover a perda de peso.

Esta ficha é apenas informativa, não dispensando o conselho do seu médico ou técnico de saúde.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte tel.: 21 854 31 21 ou e-mail: [email protected]