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Insónias

Um dos maiores problemas de saúde da população mundial é uma consequência de dormir poucoe da dificuldade em regular as horas de sono mantendo um horário de sono adequado às necessidades físicas e psíquicas de cada um.

A insónia é uma perturbação do sono que se pode caraterizar pela ausência de sono, sono não reparador e pela ansiedade excessiva em relação ao facto de não se conseguir adormecer.

O sono é essencial para a manutenção do nosso equilíbrio porque é a dormir que há grande parte da recuperação orgânica, física e psíquica.

Um sono não reparador pode comprometer seriamente a nossa capacidade de memória, aprendizagem e raciocínio e originar estados frequentes de fadiga, irritabilidade e esgotamento, com repercussões graves na nossa vida social e profissional.

Causas

  • Físicas - doença cardíaca, apneia do sono, asma, doença prostática, dor (por exemplo: reumatismo, etc.)
  • Fisiológicas - ruído, atividade noturna, exercício, turnos laborais, etc.
  • Farmacológicas - cafeína, álcool, nicotina, antidepressivos, estimulantes, etc.
  • Psicológicas - stresse, tensão, luto, ansiedade excessiva relativamente à insónia, etc.
  • Psiquiátricas - ansiedade, depressão, mania, demência.

Conselhos para uma boa noite de sono

  • Procure manter a escuridão no seu quarto;
  • Durma apenas o necessário para se sentir bem disposto e ativo no dia seguinte (7 a 8 horas por dia);
  • Evite fazer sestas no período diurno;
  • Faça exercício regular, preferencialmente de manhã;
  • Reduza ao máximo o consumo de álcool à noite;
  • Após as 18 horas, deve abster-se de beber café, chá ou cola, porque estas bebidas contêm concentrações elevadas de cafeína;
  • Se sofrer de doença prostática beba poucos líquidos a partir das 18h;
  • Faça refeições ligeiras ao jantar;
  • Não adormeça no sofá a ler ou a ver televisão;
  • Mantenha uma temperatura confortável no quarto;
  • Deite-se apenas quando sentir sono;
  • Elimine, tanto quanto possível, quaisquer fontes de ruído;
  • Evite esforçar-se para adormecer, relaxe;
  • A cama, o colchão, a almofada são fundamentais para uma boa noite de sono. Substitua-os se forem desconfortáveis;
  • Tente levantar-se sempre à mesma hora.

Nutrientes e Plantas que podem ajudar

Valeriana, laranja, lavanda, lúpulo, melissa, passiflora, tília, papoila californiana, magnésio, cálcio, camomila, erva de são joão, 5-htp, apocynum venetum, entre outros, e nutrientes como: cálcio, magnésio, vitamina b6.

Esta ficha é apenas informativa, não dispensando o conselho do seu médico ou técnico de saúde.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte tel.: 21 854 31 21 ou e-mail: [email protected]