Açaí

Açaí
Açaí ou juçara é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea). É uma espécie nativa da região amazónica que pode atingir os 25 metros de altura. Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estipe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).

Açaí provém do vocábulo tupi “iwasa i”, que significa fruto que chora, ou seja, fruta que expele água.

Segundo uma antiga lenda brasileira, açaí deriva do nome invertido de uma índia que terá guiado a sua tribo, em época de fome, até à árvore do açaí, alimento a partir de então adoptado pelas populações indígenas como fonte nutritiva e energética.

Durante o seu processamento, a semente e a polpa são separadas. As primeiras são utilizadas em artesanato ou como fertilizante orgânico e a última é usada em culinária para a confecção de sumos, sobremesas e pequenos lanches, geralmente combinada com outros frutos como a ananás, a banana, o morango ou a romã. As bagas de açaí podem igualmente ser adicionadas ao guaraná, obtendo-se uma bebida bastante energética. Recentemente, o açaí tem conhecido uma crescente popularidade, em parte devida à publicidade feita por algumas celebridades que afirmam consumir este fruto, bem como suplementos alimentares dele derivados, como complemento da sua alimentação saudável e com marcados benefícios para a sua saúde.

Este é um fruto extremamente rico do ponto de vista nutricional. Contêm elevado teor em gorduras maioria mono e polinsaturadas. As gorduras saudáveis omega-6 e omega-9 são encontradas nas bagas do açaí em proporções semelhantes relações similares às encontradas no azeite, ajudando a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares e melhorando a absorção de vitaminas lipossolúveis.

O seu grande conteúdo em fibras, ajuda a um bom funcionamento intestinal e revela-se útil na resolução de situações de obstipação. A presença de fibras permite ainda a redução dos valores de colesterol e o retardar da digestão e absorção de hidratos de carbono, com consequente controlo e equilíbrio dos níveis de glicemia.

A presença de vitaminas A e C naturais, potentes antioxidantes, permitem o reforço do sistema imunitário e previnem o envelhecimento precoce, contribuindo ainda para uma boa saúde da pele e ocular. As bagas de açaí contêm ainda na sua composição vitaminas do complexo B, envolvidas em inúmeros processos fisiológicos do nosso organismo. As proteínas presentes neste fruto são facilmente assimiláveis e de elevado valor biológico.

Como todos os outros frutos vermelhos, as bagas de açaí contêm ainda elevadas concentrações de antocianinas, potentes antioxidantes responsáveis pela cor característica deste fruto tropical. Para além da protecção antioxidante, estes pigmentos inibem a agregação plaquetária, melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente potenciam a saúde cardiovascular.
Agora que já conhece todos os benefícios associados ao consumo deste novo fruto inclua-o na sua alimentação e desfrute do seu delicioso sabor, sempre associado ao bem-estar proporcionado pelas suas inúmeras propriedades.

Tabela nutricional média do açaí
Cada 100g de polpa contém em média:
Calorias: 349
Proteínas: 13g
Hidratos de Carbono: 36g
Lípidos: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg