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K, Vitamina

K, Vitamina

É o nome genérico para várias substâncias necessárias a uma coagulação normal do sangue. Esta vitamina lipossolúvel surge sob várias formas, como a vitamina K1 (filoquinona, fitomenadiona), presente nas plantas, em especial nos vegetais de folhas verdes; ou como a vitamina K2 (menaquinona), sintetizada por bactérias intestinais e que se encontra disponível em alimentos fermentados, como por exemplo o natto (produto alimentar japonês à base de grãos de soja fermentados). Para além de vital no mecanismo de coagulação, esta vitamina ajuda ainda na formação de ossos fortes, podendo ser útil no combate à osteoporose. A maior parte das pessoas ingere vitamina K em doses suficientes para um correcto funcionamento da coagulação sanguínea. Contudo, estudos recentes demonstram que poderão ser necessárias doses superiores para suportar as funções ao nível ósseo. Os legumes de folhas verdes, como a couve-galega e a acelga são dos mais ricos em vitamina K. Os brócolos, as couves-de-bruxelas, os espinafres, os grãos de soja e ervas aromáticas (manjericão, salsa, etc.) também são boas fontes. De acordo com a mais recente legislação europeia referente à rotulagem nutricional (Decreto-Lei n.º 54/2010), a Dose Diária Recomendada de Vitamina K é de 75µg.