MENU
Toggle Nav
Niacina

Niacina

É uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B, também conhecida como vitamina B3 ou PP, ou ainda sob as seguintes formas: ácido nicotínico, nicotinamida e hexanicotinado de inositol.

Encontra-se em alimentos como: levedura de cerveja, fígado, arroz integral, trigo integral e outros cereais, amendoins, sementes, peixe, carne de vaca, aves, vegetais de folha verde e leguminosas. O organismo também consegue produzir niacina, convertendo-a a partir do aminoácido triptofano.

Esta vitamina está envolvida nos processos metabólicos de obtenção de energia, principalmente a partir dos hidratos de carbono. Intervém ainda na regulação da glucose sanguínea, em reações de desintoxicação, podendo ser útil na melhoria de estados depressivos e de fadiga e na regulação do colesterol.

A pelagra é uma doença provocada por uma má nutrição, caracterizada nomeadamente pela carência desta vitamina e também de proteínas.

Em doses mais elevadas a niacina pode desencadear determinados efeitos, como vermelhidão, náuseas ou formigueiro, que embora passageiros, podem causar desconforto. Esta situação pode evitar-se através da utilização da forma de hexanicotinado de inositol.

A Dose Diária Recomendada é de 16mg.