Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Café contribui para a diminuição do risco de desenvolvimento de cancro da próstata

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Journal of National Cancer Institute, que avaliou o consumo de café na incidência do cancro de próstata, os compostos bioactivos nele presentes terão efeitos protectores sobre este tipo de cancro.

A associação entre a ingestão de café e o risco de desenvolvimento de cancro da próstata foi analisado prospectivamente em 47.911 homens profissionais da área da saúde, durante dez anos. Os dados sobre o consumo de café destes participantes foram avaliados desde o ano de 1986, sendo visitados a cada quatro anos. A incidência de cancro foi acompanhada até 2006 e a ocorrência de metástases e mortalidade acompanhadas até 2008.

Os homens que consumiram seis ou mais chávenas por dia apresentaram menor risco relativo para o desenvolvimento de cancro de próstata em comparação com os que não consumiam (RR = 0,82, 95% intervalo de confiança [CI] = 0,68-0,98). Essa associação foi mais significativa em relação ao cancro de próstata mais agressivo, pois os consumidores de mais de seis chávenas de café por dia apresentaram um risco relativo ainda menor (RR = 0,40, IC 95% = 0,22 a 0,75).

O consumo de café descafeinado também mostrou estar relacionado com a menor incidência de cancro de próstata mais agressivo (RR = 0,91, IC 95% = 0,83 a 1,00). Isto sugere que estes efeitos podem estar relacionados com os compostos biologicamente activos presente no café, como os polifenóis, na protecção do risco de desenvolvimento de cancro de próstata.

“O café contém muitos compostos biologicamente activos, incluindo os ácidos fenólicos, que têm actividade antioxidante e pode afectar o metabolismo da glicose e os níveis de hormonas sexuais. Os ácidos clorogénicos presentes no café inibem a absorção de glicose no intestino e podem alterar favoravelmente os níveis de hormonas intestinais, que afectam a resposta à insulina”, explicaram os autores.

“Os homens que consumiram café regularmente tiveram um risco reduzido de desenvolvimento de cancro de próstata agressivo. Entretanto, este estudo apresenta algumas limitações. Primeiro, confiámos na dieta auto-referida, que é inevitavelmente imperfeita e foram avaliados somente a cada quatro anos, perdendo assim as flutuações no consumo. A associação encontrada deve ser estudada noutros estudos com maiores variações na ingestão de café”, concluíram os autores.


Fonte:

Wilson KM, Kasperzyk JL, Rider JR, Kenfield S, van Dam RM, Stampfer MJ et al. Coffee Consumption and Prostate Cancer Risk and Progression in the Health Professionals Follow-up Study. J Natl Cancer Inst. 2011 May 17. [Epub ahead of print].