Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

A alimentação vegetariana pode reduzir o risco de obesidade infantil
Wevelgem, 9 de Junho de 2010.
A alimentação vegetariana pode ser uma forma eficaz de evitar a obesidade infantil. Esta é a conclusão que se retira de um artigo publicado na revista de referência American Journal of Clinical Nutrition. Um peso saudável, durante a infância, ajuda a evitar problemas de saúde, em fases posteriores da vida.
A nível mundial, 10% das crianças são obesas ou têm excesso de peso. Esta situação tem um efeito negativo sobre outros aspectos da sua saúde, durante a infância, adolescência e vida adulta. A obesidade é o principal factor de risco para desenvolvimento da diabetes tipo 2. Além disso, há estudos que demonstram que 70% a 80% dos adolescentes obesos irão, provavelmente, manter-se obesos, durante o resto da vida. Isto faz com que a luta contra a obesidade e excesso de peso, nas crianças, seja um dos desafios mais importantes dos cuidados de saúde.
No artigo da revista American Journal of Clinical Nutrition, são analisados vários estudos, que se debruçaram sobre a relação entre a ingestão de comida vegetariana ou alimentos vegetais e o excesso de peso. A investigação epidemiológica demonstra que os vegetarianos são geralmente mais magros e com menor índice de massa corporal (IMC) do que os não vegetarianos. Os homens vegetarianos pesam em média menos 7,7 kg; nas mulheres, a diferença média é de menos 3,3 kg. Isto representa um valor de IMC que é 2 pontos mais baixo. Estudos com crianças indicam que as que são criadas com uma alimentação vegetariana são mais magras do que as da mesma idade, não vegetarianas. Esta diferença é ainda mais marcada durante a adolescência.
Contudo, refere-se no artigo que uma dieta vegetariana para crianças tem de conter os ingredientes adequados. As crianças precisam de maiores quantidades de certos nutrientes do que os adultos (cálcio e ferro, por exemplo). Por isso, é vital dar-se a este aspecto a atenção devida. Mas é sem dúvida possível elaborar uma dieta baseada em alimentos vegetais, que proporcione às crianças todos os nutrientes de que necessitam. Por isso, os autores concluíram que uma dieta vegetariana pode contribuir para a redução do número de crianças, que estão a ficar com excesso de peso.
Um primeiro passo simples e prático, ao mudar para uma dieta baseada em alimentos vegetais, é utilizar produtos de soja em vez de produtos lácteos.
Os produtos de soja encaixam-se perfeitamente numa dieta saudável e variada, que pode iniciar-se logo ao pequeno-almoço. A grande variedade de produtos, que vai das bebidas às sobremesas, dos substitutos da carne aos yofus, faz com que seja possível desfrutar dos produtos de soja a qualquer hora do dia.
Fonte:
Sabate, J. and M. Wien. Vegetarian diets and childhood obesity prevention. Am J Clin Nutr. 91.5 (2010): 1525S-9S.
Nota editorial - para mais informações, contactar:
ALPRO, Nathalie van Hal, tel.: +32 (0)51 33 26 90, e-mail: nathalie.vanhal@vandemoortele.com
Gelado de baunilha
Valor energético por dose: 104 Kcal
Ingredientes (para 4 pessoas)
- 1/2 vagem de Baunilha
- 250 ml de Bebida de Soja Alpro natural
- 3 Gemas de Ovo
- 125 g de Açúcar fino
- 125 ml de Natas de Soja Alpro
Preparação
Corte a vagem de baunilha ao comprido em duas metades. Num tacho, leve ao ponto de fervura a bebida de soja Alpro natural com a vagem de baunilha. Deixe ferver em lume brando, durante 15 a 20 minutos. Mexa de vez em quando. Ao mesmo tempo, bata as gemas de ovo com o açúcar, durante cerca de 5 a 10 minutos, até ficarem cremosas. Retire a vagem de baunilha e mexa a mistura do ovo com a bebida de soja, mantendo-a em lume brando. Continue a mexer até que a mistura comece a espessar. Tire o tacho do fogão e junte as natas de soja Alpro, mexendo sempre. Deixe a mistura arrefecer até ficar à temperatura ambiente. Depois coloque-a no frigorífico para ficar mais fria. Deite a mistura numa máquina de gelados e deixe-a rodar durante cerca de 30 minutos, até que o gelado atinja a consistência desejada.
Sugestão: Para fazer gelado de chocolate, junte chocolate derretido à mistura, enquanto esta ainda estiver quente.

