Um grupo de investigadores da Universidade de Boston publicou recentemente no American Journal of Clinical Nutrition um novo estudo que revelou que o aumento da ingestão de colina poderá estar relacionado com uma melhoria da performance cognitiva, assim como prevenção de perda de memória.
A colina pode ser encontrada em alimentos como peixes de água salgada, ovos, fígado, galinha, leite e alguns legumes, incluindo soja e feijão e é o precursor do neurotransmissor acetilcolina - o que é importante para evitar o declínio mental. A perda de neurónios colinergénicos está associada com a perda de função cognitiva, particularmente a perda de memória e doença de Alzheimer.
Ao analisar a relação entre a ingestão de colina e a memória, esta equipa liderada por Rhoda Au, da Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos da América, apercebeu-se que os indivíduos que ingeriram maiores quantidades de colina mostraram ter melhor performance em testes de memória e também menos alterações associadas à demência a nível cerebral. Estas evidências sugerem que pessoas que ingerem menores doses de colina se encontram mais predispostas para o declínio mental do que os seus homólogos com ingestões mais elevadas. Au refere, contudo, que nenhum destes resultados prova que a colina per si protege a memória ou problemas cerebrais associados à idade. É igualmente importante destacar que outros nutrientes presentes com a colina nos alimentos são responsáveis pelos efeitos observados.
Um elevado número de estudos já analisou a relação entre a alimentação e o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer mas mais estudos em humanos são necessários para reforçar estes resultados.
Fica mais uma vez fortalecida é a ideia de que a alimentação desempenha um papel importante na prevenção do envelhecimento cerebral. Apesar de ser imprudente falarmos da colina como um ingrediente semelhante a uma “poção mágica” para a demência ou a cura da doença de Alzheimer, é certo que se trata de um elemento muito importante não só para a saúde cerebral como também para a saúde das membranas celulares, metabolismo dos lípidos e funcionamento cardiovascular, podendo por este motivo ser benéfica a sua toma até como suplemento alimentar.
Fonte:
American Journal of Clinical Nutrition
Volume 94, Number6, pages 1584-1591, doi: 10.3945/ajcn.110.008938
The relation of dietary choline to cognitive performance and white matter hypersensity in the Framingham Offspring Cohort”.
Authors: C. Poly, J.M. Massaro, S. Seshadri, P.A. Wolf, E. Cho, E. Krall, P.F. Jacques, R. Au.
Validate your login