A toma diária probióticos do género Lactobacillus sob a forma de suplemento alimentar poderá reduzir a incidência de constipações, de acordo com uma nova investigação.
A constipação comum é uma infecção viral causada por rinovírus. Trata-se da infecção causadora de doença mais comum nos humanos e é responsável por cerca de 500 milhões de doentes nos Estados Unidos todos os anos.
Uma equipa de investigação testou os efeitos da toma de L. plantarum e L. paracasei, sob a forma de suplemento alimentar, na incidência da gripe comum em 272 voluntários que receberam diariamente suplementos de probióticos (um bilião de unidades formadoras de colónia) ou o placebo, durante 12 semanas.
Os resultados deste estudo, com 272 voluntários, mostraram que o consumo diário de Lactobacillus plantarum e Lactobacillus paracasei sob a forma de suplemento alimentar reduziu a incidência de um ou mais episódios de constipação comum por ano de 67% (verificado no grupo que tomou placebo) para os 55%, de acordo com o publicado no European Journal of Nutrition. Para além deste facto, o número de dias com sintomas de constipação foi significativamente reduzido em pessoas que tomaram suplementos de probióticos de uma média de 8,6 para 6,2 dias comparativamente com o grupo que tomou placebo.
Foram também obtidos resultados reveladores de que para além de uma redução da incidência de constipações e número de dias com sintomas, a toma de probióticos também está associada a uma a redução da severidade dos sintomas.
A toma de probióticos, isoladamente, ou combinados com prebióticos tem-se revelado promissora na redução da incidência de infecções no tracto respiratório superior, incluindo rinites, faringites, sinusite, otite e a constipação comum em crianças. De acordo com esta informação, os investigadores que conduziram este estudo verificaram que o risco de aquisição de infecções associadas a constipações foi reduzido com a toma de probióticos.
Bifidobactérias e lactobacilos fazem parte integrante da população que habita o nosso intestino e são importantes tanto na protecção do organismo contra ataques de patogéneos, conforme foi demonstrado com este estudo, como também na digestão de alimentos e absorção de nutrientes para o sangue.
Uma vez que a microflora intestinal não é estável, podendo ser afectada por factores como uma dieta incorrecta, stress, produtos químicos e o uso de antibióticos, torna-se importante a toma de suplementos alimentares probióticos para a reposição do equilíbrio do organismo.
Fonte:
European Journal of Nutrition
Published online ahead of print, doi: 10.1007/s00394-010-0127-6
“Randomised, double-blind and placebo-controlled study using new probiotic lactobacilli for strengthening the body immune defence against viral infections”
Authors: A. Berggren, I. Lazou Ahren, N. Larsson, G. Onning
Validate your login