MENU
Toggle Nav

A restrição de Hidratos de Carbono diminui taxa de triglicéridos hepáticos

Um Estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition avaliou a restrição de hidratos de carbono, assim como a restrição calórica na redução de triglicéridos hepáticos em indivíduos com esteatose hepática, de origem não alcoólica.

O objectivo do estudo foi avaliar a mudança no conteúdo de TG hepáticos, após 2 semanas de intervenção nutricional, por meio da técnica de espectroscopia de prótons por ressonância magnética.

Foram avaliados 18 indivíduos com esteatose hepática (fígado gordo) de origem não alcoólica (n = 5 homens e 13 mulheres), com idade média de 45 anos e índice de massa corporal de 35. Os pacientes foram submetidos a uma dieta com restrição de hidratos de carbono (20g/dia) ou com restrição calórica (1200-1500kcal/dia) durante duas semanas. Os TG hepáticos foram medidos antes e depois da intervenção.

A média de perda de peso foi semelhante entre os grupos. Os triglicéridos hepáticos diminuíram significativamente com a perda de peso, mas esta redução foi significativamente maior nos pacientes submetidos à dieta com restrição de HC (-55 ±14%) do que nos indivíduos submetidos à restrição calórica geral (-28 ±23%).

Os autores comentam: “Os indivíduos com fígado gordo têm excesso de triglicéridos intra-hepáticos devido ao aumento da síntese hepática de gordura que é feita a partir de hidratos de carbono. Embora a perda de peso seja recomendada, pouca atenção tem sido dada a restrição de hidratos de carbono na dieta”.

“Concluímos que duas semanas de intervenção nutricional resultou na redução no peso corporal e no teor de TG hepáticos. No entanto, a restrição de hidratos de carbono na dieta foi significativamente mais eficaz na redução dos triglicéridos no fígado do que a restrição calórica. Os dados sugerem que este resultado se deve ao aumento da oxidação dos lípidos hepáticos”, concluem.

Fonte:
Browning JD, Baker JA, Rogers T, Davis J, Satapati S, Burgess SC. Short-term weight loss and hepatic triglyceride reduction: evidence of a metabolic advantage with dietary carbohydrate restriction. Am J Clin Nutr. 2011;93(5):1048-52.