MENU
Toggle Nav

Açafrão: Anti-inflamatório

De acordo com a investigação actual, o extracto de curcumina poderá ser capaz de suprimir os mecanismos biológicos que potenciam a inflamação, nas doenças dos tendões.

O estudo, publicado em Journal of Biological Chemistry, revela que a curcumina, conhecida por conferir a cor amarela ao açafrão, bloqueia os mecanismos de inflamação conhecidos por despoletarem tendinites, prevenindo a iniciação e promoção de inflamação nos tendões.

A equipa internacional de investigadores referiu que o extracto de açafrão poderia oferecer uma nova esperança, no tratamento de indivíduos que sofrem de tendinite.

“O nosso estudo não sugere que o caril, o açafrão ou a curcumina curam as doenças inflamatórias, tais como a tendinite e a artrite…Contudo, acreditamos que poderão oferecer aos cientistas um caminho novo importante, no tratamento de condições dolorosas, através da nutrição”, disseram os investigadores.

Anti-inflamatórios

A tendinite é uma forma de inflamação dos tendões que causa dor e sensibilidade junto das articulações. Ocorre sobretudo nos ombros, cotovelos, joelhos, quadris, tornozelos e pulsos.

Os autores deste estudo assinalaram que à medida que a população envelhece e as doenças inflamatórias se tornam mais prevalentes, a incidência de tendinite aumenta também. Está também relacionada com outras doenças artríticas e reumáticas, tais como artrite reumatóide ou doenças metabólicas, como a diabetes.

Os tratamentos actuais para a tendinite, de acordo com os investigadores, restringem-se ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides. No entanto, estes podem ser associados a efeitos secundários indesejáveis, nomeadamente úlceras gástricas, náusea, vómitos, azia, dor de cabeça, diarreia, obstipação, sonolência e fadiga. Consequentemente, há uma grande necessidade de novos tratamentos, com menos efeitos secundários, de acordo com a opinião dos autores.

A curcumina tem sido associada a respostas anti-inflamatórias e tem sido utilizada com sucesso no tratamento de condições inflamatórias, em investigação experimental e em ensaios clínicos.


Fonte:

Journal of Biological Chemistry
Publicado on-line antes da impressão, doi: doi:10.1074/jbc.M111.256180
“Curcumin Modulates Nuclear Factor kB (NF-kB) - mediated Inflammation in Human Tenocytes in Vitro”
Authors: C. Buhrmann, A. Mobasheri, F. Busch, C. Aldinger, et al