MENU
Toggle Nav

Beterraba e função vascular em pacientes com hipercolesterolemia

Os efeitos benéficos dos vegetais na saúde cardiovascular são conhecidos e estão relacionados com o seu elevado conteúdo em nitrato inorgânico.

Um estudo recente analisou o efeito da ingestão de nitrato dietético (presente num sumo de beterraba rico em nitrato) comparando com a ingestão de um sumo de beterraba com teor reduzido de nitrato na função vascular e plaquetária em doentes com hipercolesterolemia não tratada. A investigação teve a duração de seis semanas, pelo que a amostra incluiu 69 indivíduos com níveis elevados de colesterol total, LDL e/ou triglicéridos. Os resultados revelaram que a ingestão dietética de nitrato resultou num aumento da dilatação mediada pelo fluxo e, por isso, numa melhoria da função vascular em pacientes com hipercolesterolemia. Além disso, a ingestão foi associada a uma redução dos marcadores de ativação plaquetária, o que poderá desempenhar um papel na progressão da aterosclerose.

Desta forma, o estudo sugere que a ingestão de nitrato dietético (neste caso proveniente do sumo de beterraba) pode melhorar a função vascular em indivíduos com hipercolesterolemia.