A ingestão de carne vermelha em excesso poderá aumentar 24% o risco de insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo americano promovido pelo World Cancer Research Fund.
De acordo com uma investigação com 21 120 participantes, o consumo médio de 9,5 porções de carne vermelha por semana está associado a um aumento significativo de patologia de insuficiência cardíaca, relativamente a indivíduos que tomem apenas uma porção e meia deste tipo de carne.
Este estudo foi efectuado pelo departamento de medicina de um hospital em Bóston e foram voluntários homens aparentemente saudáveis com uma média de 54,6 anos de idade. Estes dados revelaram que os voluntários com maior consumo de carne vermelha (quase dez doses por semana) tiveram um risco 24% mais alto de insuficiência cardíaca do que os indivíduos com consumos mais baixos deste tipo de carne.
Ao analisarem este mecanismo os investigadores verificaram que as gorduras saturadas e o teor de colesterol da carne vermelha pode aumentar o risco de aumento de pressão sanguínea (hipertensão) e doença cardíaca coronária, as quais constituem maior risco de insuficiência cardíaca, no entanto, mais estudos sobre esta relação entre o consumo de carne vermelha e o risco de insuficiência cardíaca serão necessários para perceber o mecanismo que leva à obtenção destes resultados.
Este é o primeiro estudo a avaliar a relação entre o consumo de carne vermelha e o risco de insuficiência cardíaca num grupo mais alargado e os seus resultados revelaram más notícias para a indústria da carne, ao estar de acordo com resultados anteriores que revelaram que o consumo de carne e seus derivados poderia estar associado a determinados cancros. Tendo-se verificado no mesmo que a ingestão de 150g de carne processada por dia aumenta o risco de cancro no intestino (63%).
Este e outros estudos sobre potenciais efeitos adversos do consumo de carne vermelha tem contribuído para que a procura de produtos alternativos à carne seja cada vez maior, sendo já comuns no nosso mercado substitutos da carne à base de soja, cereais e outros vegetais que para além saudáveis são também cada vez mais apelativos e saborosos.
Fonte: Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases
Published online ahead of print, doi: 10.1016/j.numecd.2010.03.009
“Red meat consumption and risk of heart failure in male physicians”
A. Ashaye, J. Gaziano, L. Djoussé
Validate your login