Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Arginina e vitaminas antioxidantes protegem grávidas de pré-eclâmpsia

Foi publicada na revista British Medical Journal uma pesquisa que concluiu que a suplementação de L-arginina e vitaminas antioxidantes reduz a incidência de pré-eclâmpsia.
Os investigadores avaliaram 672 mulheres grávidas com alto risco de pré-eclâmpsia, ou seja, histórico de gravidez anterior complicada por pré-eclâmpsia ou familiar de primeiro grau com o mesmo problema. A suplementação foi iniciada entre as 14-32 semanas de gravidez, continuando até o parto. A pressão arterial e os níveis de L-arginina foram medidos a cada três a quatro semanas.
As mulheres grávidas foram divididas em três grupos: grupo arginina + vitaminas antioxidantes; grupo vitaminas antioxidantes (sem arginina); grupo placebo. A suplementação foi oferecida em forma de barras alimentares. Cada barra continha 3,3 g de L-arginina e vitaminas antioxidantes (vitamina C [250 mg] e vitamina E [200 UI]).
A incidência de pré-eclâmpsia foi significativamente reduzida em mulheres suplementadas com L-arginina e vitaminas antioxidantes em comparação com placebo. O grupo que recebeu apenas vitaminas antioxidantes apresentou efeito menos significativo estatisticamente quando comparado com placebo.
O risco de pré-eclâmpsia vem sendo associado com mecanismos alterados de vasodilatação pela síntese defeituosa de óxido nítrico, um vasodilatador central. Dados de estudos com animais e humanos indicaram que a suplementação com L-arginina tem efeito benéfico sobre a pressão arterial, pois é um substrato para a enzima óxido nítrico sintase (NOS).
Os resultados deste estudo suportam a hipótese de que a suplementação de L-arginina pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia. Além disso, um achado secundário do estudo foi que a suplementação de L-arginina e vitaminas antioxidantes resultou em redução significativa no risco de parto prematuro em comparação com placebo.
Esta intervenção é relativamente simples e de baixo custo para a redução do risco de pré-eclâmpsia. São necessários, no entanto, mais estudos para determinar se estes resultados podem ser replicados e identificar se eles são devidos aos efeitos da L-arginina isoladamente ou a combinação de L-arginina com as vitaminas antioxidantes, concluem.

Fontes:
Vadillo-Ortega F, Perichart-Perera O, Espino S, Avila-Vergara MA, Ibarra I, Ahued R, et al. Effect of supplementation during pregnancy with L-arginine and antioxidant vitamins in medical food on pre-eclampsia in high risk population: randomised controlled trial. BMJ. 2011 May 19;342:d2901. doi: 10.1136/bmj.d2901.