Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Vitamina D melhora a sobrevivência a cancro colorectal

Níveis de vitamina D mais elevados poderão duplicar a taxa de sobrevivência em pacientes com cancro colorectal, é o que indica o mais recente estudo elaborada nesta área pelos investigadores de Harvard.
As pessoas que apresentam níveis médios mais elevados de 25-(OH)-D, a forma não activa da vitamina D, apresentavam metade dos níveis de mortalidade por cancro comparando com as pessoas que tinham níveis inferiores desta vitamina, de acordo com o estudo publicado no British Journal of Cancer.
Para além disso, níveis mais elevados de vitamina D foram associados a uma menor taxa de mortalidade em cerca de 40%, comparando com as pessoas com apresentavam menores níveis da vitamina.
“Níveis mais elevados de 25-(OH)-D após o diagnóstico de cancro colorectal pode estar associado a melhoria na sobrevivência”, indicaram os investigadores. Contudo, verificaram que mais pesquisas serão necessárias para melhor compreender o seu mecanismo de acção, através do qual a vitamina D consegue melhorar a taxa de sobrevivência.
A associação entre a vitamina D e a protecção contra o cancro é falada já desde 1940, quando foi demonstrada uma ligação entre a latitude e os casos de cancro, no qual foi sugerido que a luz solar desempenharia algum tipo de papel.
Uma meta-análise publicada no American Journal of Preventive Medicine em 2007 comprovou que níveis mais elevados de 25-(OH)-D estavam associados a um menor risco de cancro do cólon.

“Através desta meta-análise foi possível verificar que ao elevar os níveis do soro até 34ng/ml de 25-(OH)-D, a incidência de cancro colorectal reduziria até cerca de metade”, indicou o investigador da Universidade da Califórnia.

Este novo estudo analisou cerca de 1017 participantes que foram devidamente acompanhados após se ter confirmado o diagnóstico de cancro colorectal. Parece que para além dos benefícios em termos da saúde a nível colorectal, a vitamina D consegue também melhorar a sobrevivência das pessoas que já vivem com esta doença.

Fonte:

British Journal of Cancer
Volume 101, Pages 916-923
“Prospective study of predictors of vitamin D status and survival in patients with colorectal cancer”
K. Ng, BM Wolpin, JA Meyerhardt, K Wu, AT Chan, BW Hollis, EL Giovannucci, MJ Stampfer, WC Willett, CS Fuchs