Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

A soja e o Cancro do Cólon

Lípidos naturalmente presentes na soja podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro de cólon, o terceiro tipo de cancro mais mortal.

Cientistas do Children's Hospital & Research Center de Oakland, revelaram que determinados compostos designados como esfingadienos podem ser os responsáveis pelo potencial efeito protector da soja em relação ao cancro.

O estudo publicado no jornal “Cancer Research” demonstrou a eficiência dos compostos da soja na prevenção deste tipo de cancro num estudo efectuado em ratos, revelando que ingerir mais produtos à base de soja poderá ajudar também a prevenir o cancro de cólon nos humanos.

Apesar desta revelação, novos estudos são necessários para comprovar que são de facto os esfinagadienos os compostos responsáveis por esta mesma protecção.

Os cientistas verificaram que estes compostos podem ajudara a promover a morte celular programada, ou apoptose, em células anormais, quer em moscas, quer em ratos.

A apoptose é um dos mecanismos defensivos do nosso organismo mais eficaz contra o cancro.

As células estão constantemente a avaliar o seu estado normal e estão prontas para cometer suicídio ao primeiro sinal de irregularidades. Virtualmente todos os tipos de cancro conseguiram ultrapassar este sistema defensivo e activar uma via chamada Akt, um mecanismo que promove o crescimento e sobrevivência celular.

Os resultados obtidos neste estudo indicam que os esfingadienos podem bloquear esta via, promovendo a morte celular.

Mais e novos estudos são necessários para apoiar esta hipótese.


Fonte:

Cancer Research
“Natural Sphingadienes Inhibit Akt-Dependent Signaling and Prevent Intestinal Tumorigenesis”H. Fyrst, B. Oskouian, P. Bandhuvula, Y. Gong, H.S. Byun, R. Bittman, A.R. Lee, J.D. Saba