Um estudo publicado na revista American Aging Association mostrou que a dieta mediterrânica associada à suplementação com coenzima Q10 diminui os danos oxidativos ao nível do ADN e reduz os processos de oxidação celular em indivíduos idosos. A Coenzima Q10 é um antioxidante que reduz o stress oxidativo. Os investigadores sugerem que possa representar um ponto de partida, para a prevenção de processos oxidativos associados ao envelhecimento.
Neste estudo, foi avaliada a extensão dos danos ao ADN, bem como os níveis de expressão de genes e proteínas relacionadas com a reparação de danos ao ADN.
Assim, os resultados demonstram, pela primeira vez, que a ingestão da dieta mediterrânica associada à toma de Co-Q10 diminui os danos ao ADN, em indivíduos idosos. A dieta mediterrânica, por si só, teve um efeito intermédio na redução dos danos ao ADN, mas mesmo assim produz menos danos do que a dieta rica em gorduras saturadas, destacam os investigadores.
Os nossos dados apoiam a ideia de que o consumo da dieta mediterrânica protege o ADN dos danos oxidativos e que essa protecção é reforçada pela suplementação com Co-Q10. Por outro lado, a consumo de uma dieta rica em gordura saturada induz o aumento do stress oxidativo. Este modelo pode fornecer fundamentos para uma terapia adequada às doenças associadas ao aumento do stress oxidativo, como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e o próprio processo de envelhecimento, concluem.
Fonte:
Gutierrez-Mariscal FM, Perez-Martinez P, Delgado-Lista J, Yubero-Serrano EM, Camargo A, Delgado-Casado N, et al. Mediterranean diet supplemented with coenzyme Q10 induces postprandial changes in p53 in response to oxidative DNA damage in elderly subjects. Age (Dordr). 2011. DOI 10.1007/s11357-011-9229-1
Validate your login