Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Importância do cacau no reforço da saúde cardíaca

Uma equipa suíça analisou recentemente os benefícios da ingestão de chocolate preto a nível cardíaco.
Os benefícios do cacau, essencialmente associados à sua combinação de polifenóis, nomeadamente os flavonóis, as procianidinas e as catequinas, têm sido objecto de vários estudos e, com base nos mesmos, Persson e os seus investigadores da Universidade de Linkoping, na Suíça, efectuaram uma nova investigação que reforçou o conhecimento sobre os benefícios do chocolate na saúde cardíaca.

Para tal, recrutaram 16 voluntários com idades entre os 20 e 45 anos que, diariamente, durante duas semanas, ingeriram 75 gramas de chocolate preto, com 72% de cacau e verificaram uma influência benéfica nas enzimas ECA (angiotensina convertase), intervenientes na regulação da pressão arterial e que são alvo de medicamentos tomados para a diminuição da mesma.

Após a ingestão de chocolate, pôde ser verificada a diminuição de 18% da actividade da ECA, a qual, segundo os investigadores, poderá até ser comparada com a provocada pela toma de medicamentos para inibição desta enzima.

Este estudo permitiu ainda observar que o chocolate preto é efectivamente benéfico na diminuição da pressão sanguínea através do aumento dos níveis de óxido nítrico no endotélio das células, o que leva a uma descontracção e dilatação das artérias.

Através de testes nas células do endotélio humano, Persson e a sua equipa verificaram também que o chocolate preto (com 72% de cacau) influenciou os genes que controlam a pressão sanguínea e a dilatação/contracção das artérias, no entanto, realçaram que o grau de inibição da actividade da ECA depende do genótipo de cada indivíduo, havendo três genótipos relacionados com a enzima ECA, distribuídos de modo semelhante pela população humana.

Fica assim reforçada a ideia que a ingestão de alimentos que contêm elevados níveis de polifenóis ajudam a prevenir a doença cardiovascular. Para além do cacau, são fontes de polifenóis as películas das uvas, o vinho tinto, o chá verde e branco, as amoras, os mirtilos ou o açaí, no entanto, o cacau tem a particularidade de ser igualmente rico em flavonóis, procianidinas e catequinas.

Fonte:

Vital Choices Newsletter
Clinical study pinpoints a “nutrigenomic” effect of cocoa on a gene targeted by blood pressure medications.