As bactérias que produzem carotenóides e que têm uma actividade potencial probiótica poderão oferecer um aumento nutricional duplo aos alimentos e bebidas formulados pela indústria, de acordo com o investigador de desenvolvimento de produtos responsável por este estudo.
Esporos pigmentados de estirpes de Bacillus poderão oferecer carotenóides estáveis (em contexto gástrico), para utilização como ingredientes alimentares, de acordo com um Professor da Universidade de Londres.
Num artigo de revisão, recentemente publicado na revista Food Microbiology, este Professor escreveu: “Aparentemente, os esporos ricos em carotenóides poderão ser utilizados comercialmente como suplementos alimentares, fornecendo uma fonte de carotenóides, bem como conferindo propriedades probióticas”.
Os pigmentos, com cores desde amarelo a laranja, até ao verde, poderão também ser usados como ingredientes funcionais, acrescentou o académico.
Fonte:
Food Microbiology
Published online ahead of print, doi: 10.1016/j.fm.2010.03.007
“Bacillus Probiotics”
Author: S.M. Cutting
Validate your login