Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Ioga
O Ioga é uma filosofia de vida antiga que integra um sistema de exercícios que promovem a união da mente, do corpo e do espírito. Na verdade, o palavra Ioga deriva do sânscrito “yoke” que significa “união”. O objectivo do Ioga é atingir um estado de equilíbrio e harmonia entre a mente e o corpo.
O Ioga teve a sua origem na Índia há cerca de 5000 anos onde era praticado por ascetas hindus e integrava a medicina tradicional indiana (Ayurvédica). Na sua forma mais pura, pretende estabelecer um conjunto de orientações éticas, incluindo regras de higiene de vida e hábitos de alimentação saudáveis que, juntamente com a prática progressiva de posturas físicas (asanas), técnicas de respiração (pranayamas) e meditação (dhyana) poderiam conduzir a níveis espirituais superiores.
Existem vários tipos de Ioga mas todos seguem a máxima de que o corpo e a mente estão intimamente ligados e têm de estar em equilíbrio, para que o organismo seja saudável. O tipo de Ioga mais comum nos países ocidentais é o Hatha Ioga que dá igual ênfase ao bem-estar físico e mental.
Actualmente praticado e divulgado em todo o mundo, o Ioga é sobretudo apreciado pelo facto de a sua prática regular proporcionar relaxação muscular, fl exibilidade e descontracção mental que, em conjunto, contribuem para a melhoria do bem-estar dos seus praticantes.
A prática do Hatha Ioga centra-se em três áreas:
Pranayama (respiração), asanas (posturas) e dhyana (meditação). A respiração controlada da pranayama ajuda a focar a mente e é importante para relaxar e meditar. Os ciclos de respiração profunda e lenta nutrem efeitos benéfi cos no sistema respiratório. Foi demonstrado em estudos que praticantes regulares de Ioga conseguiram aumentar a capacidade pulmonar. Por outro lado, as posturas fortalecem o corpo, aumentam a flexibilidade e o relaxamento, ao solicitar as diferentes articulações e grupos musculares que normalmente não estão sujeitos a esforços. As diferentes posições fomentam ainda a circulação sanguínea. Dhyana, a meditação, acalma e foca a mente. Estas três práticas completam-se proporcionando a harmonia.
Embora se desconheça exactamente como o Ioga produz os seus efeitos fi siológicos, parte da comunidade científi ca é da opinião que actua principalmente ao reduzir os níveis de stresse.
Para praticar Ioga, basta inscrever-se numa classe orientada por um professor credenciado. As aulas têm normalmente a duração de 1 hora e os primeiros exercícios são de aquecimento, seguindo-se as posturas, durante as quais as pessoas são aconselhadas a manter a respiração correcta e a relaxar, quer física, quer mentalmente. Após se adquirir os conhecimentos básicos, o Ioga pode ser praticado individualmente, por pessoas de todas as idades, num ambiente tranquilo. Para aprofundar os conhecimentos pode encontrar facilmente livros e vídeos sobre este tema. A autodisciplina e a persistência são condições indispensáveis para a prática regular do ioga.
Os benefícios da prática do Ioga são vários e dependem da regularidade com que é executada. Problemas como depressão, ansiedade, stresse, problemas de concentração, distúrbios do sono, reumatismo, osteoartrite, asma e determinadas alterações cardiovasculares poderão ser atenuados.

