O consumo moderado de óleos de peixe pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver disfunções a nível do músculo cardíaco em cerca de 50%, é o que nos indica um novo estudo.
Este estudo publicado no Journal of Food Science envolveu quase 500 pessoas com síndrome coronária aguda e verificou que o consumo de quantidades moderadas de peixe reduz o risco de desenvolvimento de disfunção sistólica do ventrículo esquerdo.
“Revelámos uma associação dose-resposta entre o consumo de peixe e a probabilidade de desenvolver disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, após síndrome coronária aguda”, indicaram os investigadores. “O consumo de peixe, uma a duas vezes por semana, foi associado a uma considerável redução na probabilidade de desenvolver disfunção sistólica do ventrículo esquerdo.”
A saúde cardiovascular beneficia com o consumo de óleos de peixe e com os ácidos gordos ómegas 3 que os constituem, efeitos que se encontram bem documentados. Até à data os PUFA s têm sido associados a melhorias nos níveis de lípidos presentes no sangue, a um risco reduzido de trombose, melhorias na tensão arterial e na função vascular.
Especialmente o DHA e o EPA foram associados a inúmeros benefícios a nível da saúde, tal como, redução do risco de doença cardiovascular e certos tipos de cancro, bom desenvolvimento do feto durante a gravidez, saúde articular e melhorias a nível do humor e comportamento.
“Estudos de intervenção demonstraram que uma ingestão diária média de 0.9g de ácidos gordos ómega 3, ou seja, cerca de 40 a 60g de peixe não tem impacto nos factores clássicos da doença coronária”, indicaram.
“No nosso estudo, podemos especular que os benefícios de um consumo de vários peixes se podia observar a partir de um consumo de uma média de 20g de peixe por dia”, adiantaram.
Este estudo envolveu o seguimento de 934pessoas com síndrome coronária aguda durante 3 anos, das quais 437 desenvolveram disfunção sistólica do ventrículo esquerdo.
Foram efectuados questionários de frequência alimentar, onde se pode verificar que o consumo moderado de peixe estava associado a uma redução de 53% do risco de desenvolver disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, comparando quando não existe consumo de peixe ou quando este é raro.
Para além deste facto. O consumo moderado de peixe está associado a uma redução na inibição da óxido nítrico sintetase, uma enzima responsável pela produção de óxido nítrico -potente vasodilatador que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea.
“O consumo moderado de peixe parece oferecer uma protecção significativa contra o desenvolvimento de disfunção sistólica do ventrículo esquerdo pós síndrome coronária aguda, devido aos seus efeitos benéficos nos processos oxidativos e função endotelial”, concluíram os investigadores.
Fonte:
Journal of Food Science
Published online ahead of print, doi: 10.1111/j.1750-3841.2009.01425.x
Moderate Fish Consumption is Associated with Lower Likelihood of Developing Left Ventricular Systolic Dysfunction in Acute Coronary Syndrome Patients
C.-M. Kastorini, C. Chrysohoou, P. Aggelopoulos, D. Panagiotakos, C. Pitsavos, C. Stefanadis
Validate your login