Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rutura de stock.
Após saírem do nosso armazém serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas.

MENU
Toggle Nav

A Importância do Pequeno-almoço Saudável para Crianças

Nutrição

Reserve uns minutos no início do dia para tomar o pequeno-almoço com os seus filhos. Defina estratégias para estimular o apetite com a adoção deste hábito saudável e surpreenda-se com os benefícios.

Todos nós beneficiamos em iniciar o dia com o pequeno-almoço, especialmente as crianças, porque se encontram em fase de crescimento e desenvolvimento (podem ficar até 11 horas de jejum noturno), ainda que o apetite ou a vontade de comer não seja grande. Esta refeição destina-se a fornecer a energia e os nutrientes necessários para um bom começo do dia para todos os membros da família. De acordo com a Direção-Geral da Saúde e com a Associação Portuguesa de Nutrição, o pequeno-almoço deve variar consoante as necessidades de cada faixa etária, devendo incluir todos os nutrientes essenciais, tais como hidratos de carbono complexos, proteínas de alto valor biológico, lípidos, fibras, vitaminas, minerais e água.

7 Benefícios de Tomar o Pequeno-almoço Para as Crianças

1. Repõe os níveis de energia, após o jejum noturno, e está associado à manutenção de um peso saudável;

2. Contribui para o convívio familiar;

3. Evita a fraqueza e a quebra do rendimento físico e intelectual no final da manhã;

4. Promove a adoção de hábitos alimentares saudáveis;

5. Influencia positivamente o humor;

6. Melhora o rendimento intelectual, a memória e a concentração;

7. Se for tomado em casa, mantém os dentes saudáveis, porque a criança pode ir lavar os dentes, logo de seguida.

O Que Dizem os Estudos?

Boas Notas

Tomar o pequeno-almoço está associado à melhoria da performance académica e psicossocial em crianças e adolescentes. Estudos demonstram que o declínio da atenção, da concentração e da memória é menor nas crianças e adolescentes que tomam o pequeno-almoço, revelando também um maior rendimento e quociente de inteligência (QI), comparativamente àquelas que não tomam frequentemente esta refeição.

Saúde de Ferro

Estudos referem que a ingestão do pequeno-almoço em crianças e adolescentes pode estar associada à redução do risco de desenvolver doenças relacionadas com o estilo de vida, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica.

Mais Energia

Vários estudos relacionam a toma do pequeno-almoço em casa, por parte das crianças em idade escolar, com a prática de exercício físico. Esta refeição fornece a energia necessária para a prática de atividade física de intensidade moderada-elevada, promovendo a saciedade e estabilidade nos níveis de glicemia, ao longo do dia. Em suma, as crianças que tomam a primeira refeição do dia são as que têm mais energia para praticar exercício físico.

 

Pequeno-almoço Equilibrado, Completo e Variado:

- Latícinios (leite, iogurte, queijo) * de preferência na versão meio-gordo e sem adição de açúcar. para obter proteínas de elevado valor biológico, minerais (principalmente cálcio) e vitaminas.

- Fruta de preferência fresca, biológica e da época, para obter vitaminas, minerais e fibra.

- Pão integral ou a partir de farinhas menos refinadas, com pouco sal, fornecendo hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais.

- Água.

*Caso sejam intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite de vaca, ou mesmo para variar, opte por uma bebida vegetal à base de soja enriquecida com cálcio.

 

Os Seus Problemas e as Nossas Soluções

Pouco Apetite

Algumas crianças referem não ter apetite de manhã, mas é importante fazê-las comer, nem que seja algo simples como uma chávena de leite ou uma peça de fruta.

Muito Cansaço

Se a criança estiver muito cansada para comer, então, será necessário repensar a sua rotina de sono. As crianças, dependendo da idade, necessitam de dormir uma média de 10-11 horas.

Não Há Tempo

É verdade que lhe pode roubar algum tempo, mas é fundamental que faça parte da sua rotina. Prepare tudo na noite anterior ou levante-se 10 minutos mais cedo, se necessário.

 

Os Pais Devem Zelar pelo Seguinte:

- Verificar, todos os dias, se a criança toma o pequeno-almoço, pouco tempo depois de acordar.

- Escolher os alimentos que permitam à criança ter um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado.

- Tomar o pequeno-almoço em casa com os filhos, sem pressas, num ambiente calmo e familiar.

Dê o Exemplo

Sente-se com o seu filho e faça-lhe companhia. Varie nas opções que lhe apresenta ao pequeno-almoço e faça-o sentir que tem poder de escolha.

Grab & Go

Este é o novo conceito que se refere ao consumo de alimentos durante os deslocamentos entre a casa e a escola ou o trabalho. Por vezes, nem sempre será possível tomar tranquilamente o  pequeno-almoço em casa. Nessas circunstâncias, este conceito surge para facilitar a vida aos pais, pois as crianças podem facilmente tomar o pequeno-almoço durante a viagem.

As Nossas Sugestões

- Papas de aveia no pote: Aveia + leite + banana + canela

- Iogurte no frasco: iogurte + muesli + mirtilos + frutos secos

- Muffins caseiros de maçã + pacote de leite

- Pão + manteiga ou queijo + sumo de fruta natural