Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Alergias na Pele: Causas Comuns

Bem-Estar

Existem diversas causas para as alergias na pele, mas todas elas costumam manifestar duas características: rash cutâneo (manchas ou placas avermelhadas na pele) e comichão intensa. Porém, há outras manifestações que deve conhecer, de forma que possa identificar os diferentes tipos de alergia.

Urticária

A urticária é uma lesão na pele, avermelhada, que aparece sob a forma de placas com relevo, que provoca intensa comichão. Pode ser causada por processos alérgicos desencadeados por medicamentos, alimentos, picadas de insetos ou contacto com substâncias, como tintas, látex, pólen, saliva de animais, entre outros.

Apesar de ser uma manifestação típica de alergia na pele, pode ter uma origem não alérgica, sendo provocada por infeções, principalmente virais ou bacterianas.

Angiodema

O angioedema tem a mesma origem da urticária, mas é uma forma de alergia mais grave, pois atinge as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço nos lábios, na língua, nos olhos e nas vias respiratórias. Esta situação perigosa pode levar à dificuldade respiratória por edema da glote ou asma grave, ou ainda evoluir para choque anafilático. Em alguns casos, o angioedema também pode ser provocado por fármacos.

Dermatite de Contacto

É uma forma de irritação da pele causada pelo contacto direto com uma determinada substância. Manifesta-se de duas formas: a mais comum é causada pelo contacto da pele com substâncias naturalmente irritantes, a segunda forma deve-se ao contacto da pele com substâncias às quais a pessoa é alérgica. Os sintomas são rash, com comichão (forma alérgica) ou ardor (forma irritativa). Também podem surgir bolhas e rachaduras na pele, nas áreas que estiveram em permanência com a substância em questão.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma lesão de pele, tipo rash, muito usual em crianças, que surge habitualmente em áreas de dobras (parte de trás dos joelhos), pescoço e nos cotovelos. Nos bebés, a face é uma área normalmente atingida. As causas da dermatite atópica são desconhecidas, mas pensa-se que haja uma combinação entre pele seca e irritada, defeitos do sistema imunológico e relação com processos alérgicos, como urticária, asma e rinite. O stresse psicológico pode agravar as lesões. O rash da dermatite atópica é um eczema pruriginoso, frequentemente com aspeto de placas escamosas, espessas e escurecidas.

Picadas de Insetos

As picadas de mosquitos, por exemplo, causam alergia na pele, sendo o sintoma mais habitual uma pequena elevação avermelhada na pele com comichão intensa.

Conselhos Alimentares

Na presença de manifestações cutâneas, poderá ser útil uma dieta que vá excluindo alguns dos principais alimentos alergénicos, como leite, ovo, trigo e outros cereais com glúten, soja, peixes, camarão, crustáceos, amendoins, nozes (e outros frutos de casca rija), ou mesmo realizar testes de intolerâncias. Algumas pessoas são também sensíveis a corantes, conservantes e alimentos
que libertam histamina, como morango, queijo e chocolate.

Calêndula

Os cosméticos à base de calêndula são uma boa opção devido às propriedades apaziguantes desta planta. Ideal para a pele seca e sensibilizada, ajuda a acalmá-la, melhorando a descamação e/ou a irritação, após picadas de insetos e assaduras.

Ácidos Gordos Essenciais

A associação entre a dermatite atópica, níveis elevados de ácido linoleico, níveis reduzidos de GLA (ácido gama-linoleico) e ácidos gordos ómega-3 tem surgido em inúmeros estudos. As alterações do metabolismo dos ácidos gordos relacionam-se com processos de inflamação e de alergia. Neste caso, equacione a toma de GLA (proveniente do óleo de onagra ou de borragem) e de óleos de peixe. 

Substâncias que em Contacto Direto Podem Irritar a Pele

  • Látex
  • Borracha
  • Bijutarias
  • Perfumes
  • Cosméticos
  • Detergentes