Mega Campanha Online!
Utilize o código CELEIRO10 e obtenha 10% de desconto
MENU
Toggle Nav

Dor de Cabeça

Nutrição

A dor de cabeça, denominada de cefaleia, está entre as condições mais frequentes e debilitantes a nível mundial. Uma revisão recente, que abrangeu a análise de vários estudos científicos dos últimos 60 anos, estima que cerca de 52% da população estudada tem um distúrbio de dor de cabeça ativo de qualquer tipo.

Tipos de Dor de Cabeça

Existem variados tipos de dor de cabeça que podem ocorrer por diversas causas e ter diferentes características. A grande maioria das cefaleias é benigna e tem origem primária (não se encontra associada a outros problemas de saúde), como a cefaleia de tensão, a enxaqueca ou a cefaleia em salvas. No que diz respeito às cefaleias secundárias (que surgem na sequência de outros problemas de saúde), destacamos, por exemplo, a cefaleia sinusal.

Cefaleia de Tensão

É o tipo mais comum de dor de cabeça primária, causa uma dor difusa, de intensidade leve a moderada e uma sensação de pressão ou aperto na cabeça. Está geralmente associada ao stresse e à tensão muscular. No geral, a dor não impede as normais atividades diárias nem piora com o esforço físico. Um episódio pode durar 30 minutos a sete dias.

Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo específico de cefaleia, caracterizada por uma dor de intensidade moderada a grave, latejante ou pulsátil, geralmente unilateral e de evolução gradual. Pode vir acompanhada de náuseas e vómitos, e piorar com o movimento da cabeça e com o esforço físico. Um só episódio pode durar várias horas até três dias.

Cefaleia em Salvas

Dor de cabeça menos comum, caracterizada por uma dor intensa com localização ao redor do olho ou na têmpora, que ocorre em padrões cíclicos. Surge muitas vezes durante o sono, acompanhada por olhos vermelhos e lacrimejantes, congestão nasal ou queda da pálpebra, dura normalmente um período de tempo curto (15 minutos a três horas). Os episódios de dor repetem-se uma a duas vezes ao longo do dia e agrupam-se em salvas, que duram semanas a meses.

Cefaleia Sinusal

É a dor de cabeça que decorre de uma situação de sinusite – inflamação da mucosa dos seios paranasais. A dor é profunda e constante nas zonas das maçãs do rosto, testa e/ou no nariz.

Principais Tipos de Cefaleia e Sintomas Frequentes

Cefaleia de Tensão - Dor que afeta ambos os lados da cabeça (bilateral).

Principais Sintomas

- Dor leve a moderada.
- Dor difusa em ambos os lados da cabeça.
- Sensibilidade do couro cabeludo, pescoço e ombros.

Enxaqueca - Dor que aparece de um lado da cabeça (unilateral).

Principais Sintomas

- Dor moderada a grave e debilitante.
- Podem ocorrer náuseas, vómitos e tonturas.
- Intolerância à luz, ao ruído e aos cheiros.

Cefaleia em Salvas - Dor com localização orbital (ao redor do olho).

Principais Sintomas

- Dor intensa e debilitante.
- Olhos lacrimejantes.
- Congestão nasal.

Cefaleia Sinusal - Dor profunda nas áreas dos seios paranasais.

Principais Sintomas

- Dor profunda, geralmente com febre.
- Congestão nasal.

Estratégias

Sendo que as cefaleias mais frequentes estão associadas ao stresse, nestes casos em específico a melhor estratégia a implementar é reduzir o estado de ansiedade e promover a calma e o relaxamento. Algumas plantas como a valeriana e a erva cidreira podem ajudar a contribuir para um ótimo relaxamento.

Em concreto, a planta da matricária (feverfew), devido aos seus compostos ativos, ajuda no suporte ao relaxamento ao nível da cabeça. Alguns estudos apontam uma relação entre o mineral magnésio e o aparecimento da enxaqueca, em concreto sugerem que a deficiência de magnésio pode representar um fator de risco independente para a ocorrência de enxaquecas.