Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Tosse - Um Reflexo Vital

Bem-Estar

A tosse é um reflexo natural que surge como consequência de uma irritação das vias respiratórias. Facilita a remoção de partículas estranhas e/ou de secreções e ajuda a desobstruir as vias respiratórias.

Causas frequentes

As causas podem ser várias: desde a exposição a fatores ambientais (como o ar poluído ou seco, inalação de substâncias químicas tóxicas), presença de infeções das vias aéreas (constipação, gripe), asma, alergias, doença de refluxo gastroesofágico, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), bronquite crónica, tumores pulmonares, ou mesmo a toma de alguns medicamentos químicos.

Sinais de alerta

A tosse pode ser prejudicial e interferir com as atividades sociais e o repouso noturno, causando redução da qualidade de vida. Em caso de tosse irritativa, que dure alguns dias, deverá procurar a causa e o conselho do médico ou técnico de saúde. A tosse pode ter várias causas, por exemplo, a doença de refluxo gas-troesofágico pode levar ao seu aparecimento, devido à irritação causada pelo refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esófago. Se existir febre, dor no peito, dificuldade respiratória ou perda repentina e acentuada de peso, é urgente procurar um médico, pois pode esconder situações mais graves.

Identifique o tipo de tosse

Aguda ou crónica

A tosse pode ser classificada como aguda, quando a duração é inferior a três semanas, e crónica, se a duração for superior a oit o semanas.

Seca ou produtiva

A tosse pode ser denominada de produtiva, quando é acompanhada de expetoração, e seca, quando não há expetoração. Seja seca ou produtiva, a tosse é um sintoma e não uma doença.

5 dicas para ajudar a aliviar os episódios de tosse aguda

1 - Faça uma lavagem nasal

Caso a tosse seja produtiva, a lavagem ou a irrigação nasal com uma solução salina podem ajudar na expulsão das secreções e no alívio dos sintomas mais incomodativos das vias aéreas superiores.

2 - Altere os seus hábitos

Não fume e evite ambientes poluídos. Eleve a cabeceira da cama, se a tosse ocorrer durante a noite.

3 - Reforce o sistema imunitário

Nesta época fria, poderá ser importante reforçar o sistema natural de defesas. Vitaminas como a C, D e minerais como o zinco e selénio são conhecidos por contribuírem para o seu normal funcionamento. Plantas como a equinácea e o sabugueiro podem também ajudar no suporte ao sistema imunitário.

4 - Alivie o sintoma

Opte por xaropes ou rebuçados à base de plantas calmantes, de preferência sem açúcar. O eucalipto e o tomilho são plantas que possuem um efeito suavizante na garganta, faringe e cordas vocais.

5 - Aumente a ingestão de líquidos

Aumente a ingestão de água ou infusões com, por exemplo, mel ou pólen. As bebidas quentes ajudam no alívio dos sintomas como corrimento nasal, tosse, espirros e dor de garganta, pois facilitam o fluidificar das secreções e ajudam na sua eliminação.