Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Como Evitar Uma Trombose

Nutrição

A trombose corresponde à formação de um coágulo de sangue (trombo) dentro dos vasos sanguíneos, o que provoca uma limitação do fluxo sanguíneo.

Existem Dois Principais Tipos de Trombose

Trombose Arterial

Quando o coágulo de sangue bloqueia a artéria – que transporta sangue rico em oxigénio do coração para todo o corpo (exemplos: acidente vascular cerebral, enfarte do miocárdio). Neste tipo de trombose, um dos motivos que pode desencadear a situação é a rutura de uma placa aterosclerótica – placa que se desenvolve através da acumulação de gordura e de outras moléculas, na parede da artéria.

Trombose Venosa

Quando o coágulo de sangue bloqueia a veia – que leva o sangue do corpo de volta ao coração (exemplos: tromboembolismo venoso – que inclui trombose venosa profunda e embolia pulmonar). Acredita-se que a combinação de uma circulação sanguínea mais lenta, uma tendência acentuada para a coagulação sanguínea e danos na parede do vaso contribuam para o aparecimento da situação.

Consequências

A trombose venosa pode ser considerada superficial (tromboflebite) ou profunda, caso afete as veias superficiais ou as mais profundas. É raro a trombose venosa superficial causar complicações graves, ao contrário da trombose profunda, que pode desencadear a embolia pulmonar. A trombose venosa é um problema geralmente associado às mulheres, contudo, os homens também podem sofrer desta doença. No caso das mulheres, tomar a pílula anticoncecional ou a gravidez são considerados fatores de risco para o seu desenvolvimento.

Sinais e Sintomas

A trombose venosa é causada pela formação de um coágulo nas veias, que ocorre de forma mais frequente nos membros inferiores (pernas). Caso apareçam estes ou algum destes sintomas, é importante procurar a opinião e a avaliação junto do seu médico:

  • Dor e sensibilidade na zona
  • Edema (inchaço)
  • Alteração na coloração da pele

Prevenção e Cuidados na Trombose Venosa

  • Pratique exercício físico regularmente;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada e um peso corporal adequado;
  • Evite roupa apertada e use sapatos confortáveis;
  • Evite estar muito tempo sentado ou de pé, sem se movimentar;
  • Evite locais muito aquecidos e a exposição direta a fontes de calor (lareira, aquecedor);
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a dependência do tabaco;
  • Eleve as pernas acima do nível da cabeça, ao final do dia, para estimular a circulação do sangue;
  • Passe a barriga das pernas com água fria (chuveiro), de manhã e à noite, e use um gel adequado para pernas pesadas;
  • Utilize meias elásticas próprias que exerçam pressão, caso existam antecedentes pessoais ou familiares de formação de coágulos sanguíneos;
  • Procure uma ajuda na circulação venosa com as plantas: castanheiro-da-índia, centelha asiática (ou gotu kola), videira vermelha, hamamélis, gilbardeira, hibisco, etc. Também alguns bioflavonoides, como a rutina, ajudam a proteger o endotélio vascular (parede interna do vaso sanguíneo).