Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Como Manter o Cérebro Jovem
Sabia Que?
A memória refere-se à capacidade de armazenar e de aceder à informação armazenada no nosso cérebro, sempre que necessário. De acordo com o tipo de armazenamento, podemos falar em dois tipos de memória:
Memória a Curto Prazo - guardamos informação por apenas uns segundos ou minutos.
Memória a Longo Prazo - acumulamos informação por períodos maiores e indeterminados de tempo.
Até certo ponto, é comum esquecermo- nos pontualmente de algumas coisas. Contudo, quando se começa a notar uma dificuldade acrescida em realizar tarefas do quotidiano, pode estar-se perante um cenário mais sério e ser necessário recorrer a aconselhamento médico.
O Que Deve Comer
Indicamos um conjunto de alimentos e bebidas que ajudam a manter um saudável funcionamento do cérebro.
Frutos Secos - pelo seu elevado teor em ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados, em particular o ácido alfa-linolénico (ALA), contribuem para a saúde cerebral e para a manutenção da cognição.
Linhaça - As sementes de linho (Linum usitatissimum), bem como o seu óleo, parecem aumentar a produção natural de certos químicos no cérebro, como a acetilcolina, que atuam na melhoria da memória.
Peixes Gordos - Constituem uma fonte importante de ómega-3, além de possuírem menos gordura saturada do que a carne. Uma dieta rica em peixe, como o salmão e o atum, parece contribuir para melhor preservar a função cognitiva, atrasar o declínio cognitivo associado à idade e prevenir a demência.
Chá Verde - As catequinas existentes nas folhas do chá verde (Camellia sinensis) demonstraram em vários estudos ter um efeito positivo sobre a performance cognitiva. Além disso, a teanina, um aminoácido (tipo de proteína elementar), parece atenuar a perda de memória associada a alguns tipos de demência, como a doença de Alzheimer.
Café -Desde que consumido com moderação, a cafeína presente no café contribui para melhorar o estado de alerta. Por consequência, os índices de memória parecem aumentar de modo proporcional, tanto em adultos jovens como em idosos, principalmente quando utilizado 30 minutos antes de uma atividade mentalmente exigente.
Nutrientes e extratos vegetais
Vitaminas - A suplementação com vitaminas do complexo B, em particular, B6, B12 e folato, demonstrou um efeito positivo sobre a performance mental ao nível da memória. A vitamina C, devido ao seu papel antioxidante, previne o dano oxidativo no cérebro, e a vitamina D assume particular importância na prevenção do declínio cognitivo no idoso.
Curcumina - Obtido a partir do açafrão- da-Índia (Curcuma longa), este pigmento, com uma elevada ação antioxidante, contribui para proteger o cérebro contra os radicais livres e prevenir a perda de memória.
Ómega-3, DHA e EPA - Os ómega-3 e os seus derivados, ácido docosahexaenoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), são constituintes fundamentais dos neurónios. Em conjunto, estes nutrientes previnem o declínio cognitivo e contribuem para a melhoria do humor.
Fosfatidilserina - Este composto é um tipo de gordura elementar, chamado de fosfolípidos, que existe em abundância no cérebro. A suplementação com fosfatidilserina parece contribuir para melhorar a capacidade de memorização de rostos e números
Lecitina de Soja - Refere-se a um tipo de gordura encontrada na soja, composta por um complexo de fosfolípidos, como a fosfatidilserina. A sua suplementação pode atuar na regeneração celular e na redução dos sintomas de fadiga mental.
Ginseng - Rico em gingenósidos, o ginseng (Panax ginseng Meyer) é utilizado na medicina popular como um estimulante do sistema nervoso central para melhorar a função cognitiva, com repercussões positivas na memória e capacidade de aprendizagem. No idoso, a sua utilização pode ainda reduzir os sintomas de confusão mental e de esquecimento.
GIinkgo Biloba - Os glicosídeos de flavonol existentes nas folhas do ginkgo (Ginkgo biloba) apresentam propriedades antioxidantes que podem desempenhar um efeito protetor em relação às células cerebrais. Esta planta pode ainda aumentar os níveis de acetilcolina no cérebro e, com isso, melhorar a comunicação da informação no cérebro, a memória e atenuar a perda de capacidade cognitiva.
Sabia que...
A restrição moderada do consumo de calorias e a redução do consumo de gordura saturada também parecem proteger o cérebro do stresse oxidativo e de vários fatores relacionados com o declínio cognitivo.
6 Dicas Para Manter Uma Memória Ativa:
1 - Aprender algo novo com frequência.
2 - Garantir 6 a 8 horas de descanso por noite.
3 - Fazer exercício regular (150 minutos por semana)
4- Ter uma dieta saudável e diversificada
5 - Ter tempo com amigos e família
6 - Fazer atividades que ajudem a relaxar como a meditação, o tai chi e o yoga.
9 Fatores Comuns Que Podem Afetar a Memória:
1 - Envelhecimento
2 - Consumo excessivo de álcool
3 - Algumas doenças (p.e. distúrbios da tiróide, renais e do fígado)
4 - Determinados medicamentos
5 - Problemas emocionais (p.e. stresse, ansiedade e depressão)
6 - Falta de descanso
7 - Desquilíbrios nutricionais (p.e. défice de vitamina B12)
8 - Défice cognitivo ligeiro
9 - Demência

