Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Guaraná

Planta

O Guaraná (Paullina Cupana) é uma planta originária do Brasil, nomeadamente da Amazónia. É caracterizada por ter frutos de cor vermelha, mas as suas propriedades benéficas extraem-se da semente, cuja forma lembra a de um olho, facto este que dava azo a muitas lendas contadas pelos índios nativos desta zona da América do Sul. Aliás, estas tribos índias utilizavam o guaraná com fins medicinais já antes da descoberta do Brasil. Por exemplo, os índios Guaranis (nome que se julga derivar desta planta) secavam as sementes, obtendo um pó ao qual juntavam água e fabricavam uma pasta que moldavam sob a forma de bastões, posteriormente utilizados na confecção de comidas, bebidas e produtos destinados a serem usados com fins medicinais. Nessa altura, o guaraná era apreciado sobretudo pelas suas características estimulantes e como anti-diarreico.

Com a evolução, o uso desta planta foi generalizado pelo mundo e, nos nossos dias, são muitas as características benéficas atribuídas ao guaraná devido aos seus componentes químicos. Assim, após vários estudos, foram identificados no guaraná, cerca de 5% de guaranina (substância idêntica à cafeína), bem como teofilina, teobromina, taninos e saponinas, entre outras substâncias.

É devido a estes componentes que o guaraná é utilizado, principalmente, como estimulante. Assim, é constituinte de grande variedade de bebidas energéticas, pois ajuda a manter e a aumentar a concentração, ao mesmo tempo que contribui para combater a fadiga e reforçar a resistência física, mesmo em situações mais extenuantes, pelo que é já uma opção entre muitos desportistas..... Também, são já muitas as pessoas que preferem o guaraná em detrimento da cafeína ou do ginseng, pois a sua acção tem-se revelado mais rápida e eficaz, quando tomado em doses idênticas.

Por outro lado e, devido aos efeitos rápidos e psico-estimulantes que pode proporcionar, o guaraná é também frequentemente utilizado por estudantes, sobretudo em situações de esforço intelectual mais intenso, como é o caso da época de exames.

Para além disso e, por ser altamente energético, é também considerado por alguns como afrodisíaco.

Outras das características benéficas atribuídas ao guaraná é o facto de ser um tónico do coração, pois pode ajudar a promover a circulação sanguínea e revelar-se útil em casos de hipotensão arterial. É ainda frequente o seu uso em casos de dores de cabeça, enxaquecas, bem como em situações de tensão pré-menstrual.

Actualmente, pode encontrar o guaraná disponível sob as mais variadas formas, desde o grão torrado, a bastões (como era utilizado pelos índios), em pó ou xaropes, ampolas ou cápsulas. Também as bebidas energéticas com guaraná, que começaram por ser muito populares no Brasil, têm também entre nós muitos apreciadores.
A escolha desta planta pode revelar-se útil em muitos casos. Contudo, os problemas que se aplicam ao abuso da cafeína (insónias, nervosismo, palpitações, etc.) são também inerentes ao guaraná, já que esta planta contém cerca de três vezes mais cafeína que o café ou o chá. Desta forma, recomenda-se que a dose diária seja de cerca de 100 mg e em caso de dúvidas poderá solicitar o conselho do seu médico.

Pedro Lôbo do Vale
Médico