Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Mantenha-se Jovem: Transforme os seus Hábitos Diários
Bem-Estar
Fazer algumas alterações na sua rotina poderá ser uma ajuda preciosa na melhoria da sua vitalidade e aparência. Uma alimentação cuidada, apoiada em alguns suplementos, em hábitos de sono saudáveis e em práticas de relaxamento, pode ajudar a manter-se jovem muito mais tempo.
1. Altere o seu Padrão Alimentar
Praticar a dieta mediterrânica, caracterizada por um elevado consumo de frutas, verduras, legumes e azeite, e reduzido em fritos, doces e carne vermelha, parece ajudar a evitar o processo natural de envelhecimento. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado em dezembro de 2014 na revista British Medical Journal, realizou uma pesquisa que avaliou, durante 10 anos, a influência da dieta de 4676 enfermeiras nos seus telómeros (extremidades nos cromossomas que protegem o código genético).
Neste estudo em concreto, uma maior adesão à dieta mediterrânica foi significativamente associada a um maior comprimento dos telómeros. O telómero é considerado um marcador de envelhecimento biológico, visto o stresse oxidativo e a inflamação terem demonstrado acelerar o desgaste destas zonas sensíveis.
A adesão elevada ao padrão tradicional mediterrânico está associada a uma baixa mortalidade e a um risco reduzido de desenvolvimento de doenças crónicas (como doenças cardiovasculares e neurodegenerativas).
Nutrientes: Adapte a Suplementação às suas Necessidades
À medida que envelhecemos, as nossas necessidades nutricionais alteram-se. Algumas mudanças no nosso corpo podem tornar-nos mais suscetíveis a desenvolver deficiências nutricionais e afetar a nossa qualidade de vida. Devemos, por isso, adaptar os nutrientes a cada situação em particular.
2. Altere a sua Rotina Diária
Não é novidade quando ouvimos dizer que o stresse aumenta o risco de desenvolver variadas doenças e aumenta a suscetibilidade a infeções. Investigadores referem que a razão está na hormona cortisol, libertada sempre que sentimos preocupação ou ansiedade, permitindo-nos reagir à situação stressante. Contudo, quando existe uma exposição crónica e prolongada ao cortisol, os tecidos parecem tornar-se menos sensíveis a esta hormona, deixando esta de realizar a sua habitual função de forma eficaz.
No que diz respeito ao sono, parece que a redução acentuada de horas de sono influencia o sistema imunitário e a pressão arterial. Mas os efeitos não ficam por aqui. Segundo alguns estudos a redução de horas de sono diminui também, e de forma significativa, a elasticidade da pele: uma má qualidade crónica do sono está associada a uma diminuição da função de barreira cutânea e a uma aparência menos satisfatória.
Pratique Exercício Moderado de Forma Habitual
O ideal para se sentir melhor e melhorar a sua saúde é praticar exercício físico moderado diariamente, o que poderá significar apenas 30 minutos de exercício. Um exercício moderadamente intenso, cerca de 30 minutos por dia, pode levar a inúmeros benefícios. Diversos estudos têm demonstrado que basta andar num ritmo acelerado por 30 minutos ou mais, quase todos os dias, para conseguir ver melhorias significativas ao nível da saúde em geral. Se conseguir adicionar exercícios simples de força, duas ou três vezes por semana, por exemplo, poderá encontrar benefícios ainda maiores.
3. Proteja a sua Pele
Evite a Exposição Solar
A maior parte do envelhecimento prematuro da pele é sobretudo causado por uma excessiva exposição solar (fotoenvelhecimento). Aplique diariamente no rosto um protetor solar, com proteção contra as radiações UVA e UVB.
Evite a Radiação dos Ecrãs
Nesta era digital saiba que, também a luz azul artificial em excesso, emitida pelos ecrãs dos dispositivos eletrónicos, parece estar associada a um aumento na produção de radicais livres na pele. Os efeitos prejudiciais de uma exposição excessiva podem aumentar potencialmente o dano cutâneo ao longo do tempo e acelerar o processo de envelhecimento. Evite estar em frente aos ecrãs do seu computador, tablet ou telemóvel por períodos prolongados de tempo.
Sabia Que?
Estudos têm demonstrado que andar num ritmo acelerado por 30 minutos, ou mais, pode levar a melhorias significativas ao nível da sua saúde. Adicione exercícios de força, duas ou três vezes por semana, para benefícios maiores.

