Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rutura de stock.
Após saírem do nosso armazém serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal continental
Amostras ou ofertas em todas as encomendas.

MENU
Toggle Nav

Natação - O desporto certo

Bem-Estar

A natação é um desporto completo e favorece o desenvolvimento certo do corpo de um modo harmonioso.

É uma excelente atividade física que promove o exercício de todas as partes do corpo. É adequado à maioria das pessoas, de todas as idades. Não necessita de equipamento dispendioso, nem de muita organização. A natação é um desporto simples mas completo.


Natação para todas as idades

É durante os primeiros anos de vida que se desenvolvem os padrões motores na criança. As aulas de natação promovem, assim, a estimulação das capacidades psicomotoras, mas também das afetivas, cognitivas e sociais.

Para os mais idosos, à medida que os movimentos ficam mais limitados e os tendões e cartilagens se tornam mais rígidos, a flexibilidade dos movimentos, em especial nas zonas articulares, constitui um dos grandes obstáculos.
A natação tem efeitos benéficos também a nível cardíaco, melhorando a circulação sanguínea e, de um modo geral, promovendo a melhoria da condição física.


Gravidez não é sinónimo de sedentarismo

A gravidez deixou de ser sinónimo de vida sedentária. Hoje em dia as mulheres são aconselhadas a praticarem desporto e a fazerem exercício físico moderado, especialmente após o quarto mês de gestação. Com supervisão médica, a prática de exercício nesta fase pode trazer benefícios à saúde da gestante e do bebé, sendo os exercícios mais indicados os de baixo impacto como a natação. Muitos desconfortos comuns na gravidez, como a tendência para a formação de varizes e dores nas costas, podem ser aliviados através da prática da natação.


A pensar nos portadores de necessidades especiais

Para portadores de necessidades especiais a atividade na água, ou o movimento de nadar, significa liberdade e independência, sem o auxílio de bengala, muletas ou outros aparelhos ortopédicos. O movimento livre propicia a possibilidade de experimentar as potencialidades do indivíduo, aumentando a autoestima, autoconfiança e independência.


Todos para a água

A natação, como qualquer desporto, também ajuda a queimar calorias, embora dependa da velocidade e da duração do treino. Pode dizer-se que numa aula de 45 minutos se gastam, em média, cerca de 400 a 600 kcal. Existem outros benefícios decorrentes da prática da natação, nomeadamente a nível psicológico. A natação permite relaxar a mente, deixando-a vaguear sobre pensamentos e consolidar opiniões através do ritmo de cada braçada. Esta forma de meditação pode ajudar a desenvolver uma sensação de bem-estar após a prática de cada sessão. No que diz respeito à alimentação, um nadador deve praticar uma dieta fracionada com, pelo menos, 6 refeições diárias. Os hidratos de carbono devem representar cerca de 60% das calorias totais - cereais integrais, pão, arroz, massa e leguminosas. Estes alimentos são essenciais para o desempenho na natação pois constituem a fonte mais eficiente de energia para os músculos. As proteínas e os aminoácidos (subunidades estruturais das proteínas) também são nutrientes importantes no desporto pois são usados para auxiliar na reconstrução de tecidos e aumentar a massa muscular. A hidratação deve ser garantida antes, durante e após o exercício porque a desidratação constitui um risco para o aparecimento de cãibras ou espasmos musculares.

A refeição antes do exercício deve ser rica em hidratos de carbono e de fácil digestão, de modo a que quando praticar o desporto não tenha a sensação de enfartamento. Não se aconselha a ingestão de produtos lácteos antes da prática desportiva. Após o exercício é importante não se esquecer de repor a energia do músculo. A melhor maneira é fazer uma refeição principal entre 1 a 2 horas após a sessão, pois deste modo repõe os hidratos de carbono e também as proteínas, nutrientes essenciais para a reparação muscular e armazenamento de energia. Se não puder fazer uma refeição completa nas próximas horas, opte por uma barrita proteica.


Sabia que...

…A toma de vitamina D deve ser considerada neste desporto pois, de um modo geral, os nadadores são atletas que apanham pouco sol e, como tal, têm níveis de vitamina D abaixo do recomendado, o que pode comprometer a sua recuperação e sistema imunitário.