Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Distúrbios de Sono - Energia, Humor e Dieta
Sabia Que?
O sono é essencial para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo, porque é durante as horas de sono que há grande parte da recuperação orgânica, física e psíquica. Dormir pouco ou mal pode ter efeitos muito adversos e originar vários problemas de saúde.
Este período de descanso é essencial no crescimento e desenvolvimento físico, pois contribui para a libertação da hormona do crescimento, ajuda a reparar as células e tecidos em crianças, adolescentes e adultos, e contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário.
Um sono de má qualidade e não reparador pode aumentar o risco de doença cardíaca, doença renal, pressão sanguínea elevada, diabetes e acidente vascular cerebral, de acidentes de viação e até de obesidade. Pode ainda comprometer seriamente a capacidade de memória, aprendizagem e raciocínio e provocar estados frequentes de fadiga, irritabilidade e esgotamento, com consequências graves na vida social e profissional.
Sono e Emagrecimento
Alguns estudos indicam que pessoas que não dormem bem engordam e apresentam maior dificuldade em emagrecer. As noites mal dormidas alteram o metabolismo, aumentando a hormona grelina (que causa fome) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). Na prática, uma pessoa que dorme mal pode comer até 20% mais do que comeria se tivesse dormido bem. Também durante o sono, ocorre o pico de secreção de GH – hormona do crescimento que, entre outras funções, ajuda a “queimar” calorias e a produzir músculos. Assim, ao dormir poucas horas, há menor secreção de GH.
Sono e Humor
A falta de sono faz com que o cérebro não descanse plenamente, prejudicando a comunicação entre os neurónios, o que pode comprometer a produção de serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, regula o humor. Por isso, um sono deficiente e insuficiente tem impacto direto no humor, favorecendo mesmo quadros de depressão.
Sono e Energia
A qualidade do repouso e/ou a quantidade de horas de sono ajuda a restabelecer os níveis de energia, a manter a forma e a concentração necessárias para a realização das tarefas diárias.
A Melatonina e o Sono
Esta substância está intimamente ligada ao repouso, sendo responsável por regular o ciclo do sono. De acordo com um estudo recente publicado no Journal of Pineal Research, a deficiência de melatonina atua em vários mecanismos diferentes que contribuem para a regulação do peso. A sua falta pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite.

