Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

O consumo de soja pode reduzir o risco de cancro da mama
Sabia Que?
A ingestão de soja durante a adolescência pode reduzir o risco de desenvolvimento de cancro da mama pré-menopausa em cerca de 40%, de acordo com novos dados recentemente publicados e referentes a um estudo que envolveu 73000 mulheres chinesas denominado Shanghai Women’s Health Study e publicado na mais recente edição do American Journal of Clinical Nutrition.
Estudos populacionais mostraram que uma dieta rica em soja está associada a menos casos de cancro de mama, devido à acção das isoflavonas (fitoestrogénios) da soja. A China regista as menores taxas de incidência e mortalidade de cancro da mama, doença que regista, a cada ano, e em todo o mundo, cerca de um milhão de novos casos.
Os resultados deste novo estudo populacional reforçam a ideia de um papel protetor da soja e suportam a sua inclusão na nossa alimentação diária.
Apesar do mecanismo de ação das isoflavonas de soja na prevenção do cancro da mama não ser ainda completamente conhecido, é avançada uma hipótese que afirma que os efeitos estrogénicos das isoflavonas de soja provoquem alterações no tecido mamário durante a infância e a adolescência, determinantes de uma diminuição da sensibilidade a carcinogénicos ao longo da vida adulta.
Os efeitos benéficos das isoflavonas de soja foram já comprovados no que diz respeito ao alívio dos sintomas associados à menopausa, oferecendo uma alternativa natural e eficaz à tradicional terapêutica de substituição hormonal.

