Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

O Que Precisa de Saber Sobre a Aveia

Nutrição

Eis Avena sativa, um alimento nutricionalmente muito interessante e um dos melhores aliados para a conquista de mais saúde, sobretudo para quem sofre de excesso de peso e obesidade, diabetes, obstipação e dislipidemia.

Ajuda a Perder Peso

A aveia tem alto teor de zinco, magnésio e fósforo e é fonte de vitamina B1 e ácido fólico. Tem também alto teor em fibra (100 g fornecem cerca de 7 g) maioritariamente do tipo solúvel, conhecida como “beta-glucanos”. Estes contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue e sabe-se também que o seu consumo durante uma refeição contribui para um menor aumento da glicose no sangue, depois de comer. Por 100 g, fornece também cerca de 366 Kcal de energia proveniente sobretudo de amido (hidrato de carbono complexo, de absorção lenta) e das proteínas (cerca de 14 g/100 g). Se pratica desporto ou se precisa de perder peso, inicie o dia com uma papa de aveia: vai mantê-lo saciado e a usufruir da sua energia por mais tempo, comparativamente a outras opções mais comuns de pequeno-almoço.

Com Glúten ou Sem Glúten?

Um alimento é considerado isento de glúten se apresentar um teor de glúten inferior a 20 ppm (partes por milhão). A aveia, intrinsecamente, não contém glúten, mas a maioria das marcas comerciais é processada em instalações que também produzem outros cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, que contêm glúten. Neste caso, a contaminação cruzada com glúten entre todos os cereais é possível. A contaminação cruzada também pode ocorrer se a aveia for cultivada demasiado perto daquelas culturas. Assim, quando a aveia é cultivada ou processada ao abrigo dos cereais que naturalmente contêm glúten, a submissão a análises regulares garantirá a sua isenção, relativamente àquele alergénio.

Aveia na Culinária

Com este ingrediente na despensa, há um sem-número de receitas que poderá experimentar, desde as tradicionais papas de aveia, às papas de aveia preparadas de véspera (Overnight Oats), mueslis e granolas, pães, bolos, biscoitos, bolachas, pudins, bebida de aveia e, porque não, sopa de aveia!

Aveia e Doença Celíaca

Se sofrer de doença celíaca, é recomendado que consuma aveia isenta de glúten. Deverá procurar esta menção específica na rotulagem do produto que quiser adquirir. No entanto, se fizer parte de um pequeno subgrupo de celíacos (<5%) que não tolera a proteína específica da aveia (“avenina”), também não poderá consumir a aveia isenta de glúten, porque a avenina também lhe provocará uma resposta imunológica indesejável.