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Prepare o corpo para o verão

Bem-Estar

É uma ótima altura para começar a organizar as suas férias, mas também para pensar em si e cuidar do seu corpo. 

PRIMEIRO PASSO:
Desintoxicar

Ao longo do tempo, o nosso corpo acumula compostos indesejáveis. Uma alimentação desequilibrada, rica em produtos processados, gordura e açúcar, sobrecarrega ainda mais o nosso organismo. Desintoxicar é um processo importante que vai ajudar o corpo a eliminar toxinas de uma forma mais efetiva. De forma geral, promover a desintoxicação é uma recomendação pertinente a cada mudança de estação.

Com a ajuda da fitoterapia, nomeadamente de plantas como o cardo-mariano, dente-de-leão, alcachofra e bétula, pode ajudar o corpo a manter a função fisiológica de purificação.

SEGUNDO PASSO:
Hidratar

A água é o principal componente do corpo humano, com funções essenciais no organismo, entre as quais a regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes e eliminação de produtos mais tóxicos.

A água de coco ou as infusões de plantas são uma boa opção de hidratação que pode tentar incluir
no seu dia.

Alimentos com elevado conteúdo em água.Aposte também em alimentos que contenham mais água na sua composição. Além de saborosos e ricos em fibra, têm no geral poucas calorias. Poderá optar por consumi-los em qualquer altura do dia, sozinhos ou em saladas, sopas ou batidos.

TERCEIRO PASSO:
Pensar nos intestinos

Beber muitos líquidos (1,5 a 2 litros de água por dia), consumir fibra em quantidade adequada (mínimo de 25 g por dia) e repor as bactérias benéficas intestinais, são estratégias que contribuem para o bom funcionamento do aparelho intestinal. Os intestinos são responsáveis por uma correta absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos.

Leguminosas. Representam por si só um grupo da Roda dos Alimentos que deve ser consumido diariamente. Consumir uma a duas porções de leguminosas diárias contribui para um funcionamento intestinal adequado, ajuda na diminuição do colesterol e contribui para um maior grau de saciedade, sobretudo devido ao teor presente em proteína e fibra.

Frutos secos e oleaginosos. Ricos em fibra, podem e devem ser incorporados nos cereais de pequeno-almoço, nas saladas ou no iogurte.

QUARTO PASSO:
Controlar o peso e o apetite

Procure suplementos alimentares à base de substâncias que promovam a saciedade e que contribuam para a redução de gordura. Para ajudar no controlo do apetite poderá por exemplo escolher o glucomanano, uma fibra solúvel natural extraída da raiz da planta Amorphophallus konjac. Para a redução de gordura, o extrato de chá verde, ácido linoleico conjugado (CLA) ou café verde podem ajudar. Não esqueça, contudo, que o ideal será sempre aliar a prática de exercício físico regular a uma alimentação equilibrada.

Prepare-se para o verão, siga as nossas sugestões e o seu corpo agradece.