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Sumos naturais

Nutrição

O ritmo de vida que se impõe actualmente é cada vez mais vertiginoso. A falta de tempo é uma constante e a nossa saúde é cada vez mais afectada... A maior parte das vezes não fazemos uma alimentação correcta e equilibrada o que logicamente origina as muitas carências. E, com o Verão acabado de chegar, os excessos são ainda mais comuns... Assim, proponho hoje, uma alternativa saudável e natural a incluir na alimentação diária que se coaduna perfeitamente com esta estação quente: os sumos de fruta e de legumes.

Segundo grande parte dos nutricionistas, para mantermos uma boa saúde, deveríamos ingerir diariamente, pelo menos, cinco porções de fruta e legumes frescos. Contudo, devido ao nosso ritmo de vida, parece ser mais fácil comer qualquer outra coisa, como uma bolacha ou um snack e os nutrientes que ingerirmos diariamente acabam por ser insuficientes. Bem vistas as coisas, a fruta e os legumes até são alimentos económicos e práticos se consumidos crus, pois não necessitam de preparação.

Nesta perspectiva, o consumo de sumos de fruta e legumes é uma opção importante a considerar. Os principais benefícios que este tipo de sumos apresenta é o seu elevado teor de vitaminas e minerais, bem como de outros nutrientes, facilmente assimiláveis. São uma fonte rica de vit. A, B, C e E, potássio, cálcio, zinco, magnésio e de alguns aminoácidos e ainda antioxidantes. Estes últimos, são extremamente importantes para ajudar a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Apenas a título de exemplo, os citrinos são ricos em vitamina C e o sumo de cenoura contém muita vitamina A (sob a forma de betacaroteno). Os frutos e legumes de cor verde apresentam níveis elevados de vitamina E. É de salientar ainda o facto de os sumos conterem enzimas, responsáveis pela digestão e assimilação dos alimentos pelo organismo. Uma alimentação rica em frutos e legumes ajuda ainda na prevenção de muitas patologias. Os fitoquímicos, presentes nas plantas, segundo inúmeros estudos científicos, ajudam na prevenção de doenças graves como o cancro e doenças cardiovasculares e outras como alergias ou artrite, por exemplo.

Para além dos aspectos benéficos apresentados, é ainda importante salientar que a sua preparação é fácil e os sumos de fruta e legumes apresentam uma enorme variedade. No que se refere à sua elaboração, deve preferir os sumos feitos em casa. Para tal, basta uma simples e prática centrifugadora que permite fazer os sumos na hora. Porém é necessário ter algum cuidado na escolha dos ingredientes. Prefira os frutos e legumes da época, de preferência de origem biológica. Caso contrário deve lavá-los bem pois grande parte dos nutrientes concentra-se na casca da fruta e legumes, pelo que não deve descascá-los. Caso pretenda adicionar algum fruto que não seja da época ou que seja pouco comum, como os frutos vermelhos (mírtilos, etc.), adquira-os congelados.

Para enriquecer os seus sumos pode acrescentar-lhes outros ingredientes como frutos secos ou sementes, por exemplo. Pode facilmente obter uma bebida fortificada ao associar um sumo de fruta ou legumes a nutrientes como a levedura de cerveja ou bebida de soja, o que aumentará o seu valor proteico. Por exemplo, se desejar uma bebida de teor energético, junte uma ampola de extracto de ginseng ou guaraná. Não se esqueça que o valor nutricional diminui com o passar do tempo, pois a exposição ao ar provoca oxidação. Sempre que possível beba os sumos logo depois de os fazer.

Segundo alguns nutricionistas. os sumos de fruta e legumes são a base de alguns planos de desintoxicação, tendo em vista a eliminação de toxinas e a recuperação de energia e equilíbrio. São aconselhadas, por exemplo, curas de um dia ou de um fim-de-semana durante as quais apenas se ingerem sumos cujos ingredientes ajudem no processo de desintoxicação, facilitem a digestão e assim reforcem o sistema imunitário.

Porém, não se esqueça que os sumos devem fazer parte de uma dieta equilibrada e que é importante consumir, na proporção adequada, os outros alimentos da roda dos alimentos. Deve ainda considerar outras mudanças no modo de vida, como deixar de fumar e reduzir o consumo de álcool, fazer mais exercício físico, beber muita água e levar uma vida sem stress.

Em resumo, os sumos de fruta e legumes devem ser incluídos na alimentação diária devido ao seu teor de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Podem substituir uma refeição, são úteis nas dietas de emagrecimento e nos períodos de convalescença.
Assim, apele à sua imaginação e combine os mais variados frutos e legumes e leve uma vida mais saudável. Caso encontre dificuldades em associar os ingredientes, e queira mais detalhadamente conhecer o valor nutricional dos frutos e legumes pode recorrer à ajuda de livros de receitas de sumos disponíveis nas melhores livrarias.

Pedro Lôbo do Vale
Médico