O aspeto ondulado e irregular da pele, muitas vezes designado de “pele casca de laranja”, é para muitas mulheres um flagelo, surgindo principalmente na zona das nádegas, coxas e ancas. Ainda que a probabilidade seja mais reduzida, devido à diferença na estruturação do tecido adiposo, o sexo masculino também pode ser afetado por esta condição, nomeadamente na presença de alguma deficiência hor-monal. Mas há forma de a atenuar. Explicamos como.
Que suplemento devo escolher?
Mesmo não resolvendo o problema de forma permanente, alguns nu-trientes e plantas poderão contribuir para a perceção de melhorias. Conheça alguns e perceba quais os mais adequados ao seu caso:
Má circulação venosa?
A gotu kola (Centella asiatica) contribui para a manutenção da circulação, parecendo ainda estimular levemente a síntese de colagénio.
Retenção de líquidos?
A bromelaína (enzima vegetal) promove a decomposição de proteínas associadas às alterações estruturais na base do desenvolvimento da celulite, e da proteína que promove a retenção de líquidos. Já a cavalinha (Equisetum arvense) e a bétula (Betula pendula) parecem favorecer a excreção urinária, sugerindo-se o seu contributo na diminuição deste fenómeno.
Pele fragilizada e alimentação nutricionalmente pobre?
O colagénio é uma proteína indispensável à manutenção dos tecidos. A vitamina C, a biotina e o zinco apresentam também um papel relevante na manutenção de uma pele saudável.
Excesso de peso?
O café verde demonstra um efeito positivo na manutenção da acumulação de gordura corporal, enquanto o chá verde (Camellia sinensis) parece estimular metabolismo.
Ainda que os nutrientes e plantas referidos possam ser benéficos na presença da celulite, é importante ter em conta os fatores de risco mencio-nados, procurando melhorar aqueles que são modificáveis.
Celulite, porque acontece?
A celulite, ou lipodistrofia ginóide, pode ter diferentes causas, sendo a mais consensual a baseada na alteração estrutural do tecido subcutâneo, especificamente ao nível da interação entre o tecido adiposo e as fibras de colagénio adjacentes. Esta condição pode também derivar de alterações na circulação ou da presença de inflamação local dos tecidos, esta última apoiada pela presença de sensibilidade local associada a certos casos de celulite.
Podem destacar-se alguns fatores de risco para o aparecimento da celulite, como a genética; elevada percentagem de gordura subcutânea; sedentarismo; alimentação desiquilibrada com elevada ingestão de gordura, sal ou álcool; e alterações hormonais associadas à gravidez e à amamentação.
Validate your login