Mega Campanha Online!
Utilize o código CELEIRO10 e obtenha 10% de desconto
MENU
Toggle Nav

Top 11 Dicas para uma Festa de Aniversário Saudável

Nutrição

Para além de momentos de diversão, as festas de aniversário dos mais pequenos são sinónimo de excessos e de escolhas alimentares menos saudáveis. Em contexto escolar, estas festas são um acontecimento quase semanal, com a presença certa de doces, refrigerantes e bolos carregados de açúcar. Apresentamos um conjunto de sugestões mais saudáveis e duas receitas, nas quais os mais pequenos podem até participar! Afinal, a festa começa logo na sua preparação.

1 - Em primeiro lugar, a comida e as bebidas não precisam de ser o centro das atenções. As crianças dão mais importância à brincadeira, pelo que não exagere na quantidade, nem na variedade.

2 - Evite ao máximo comprar alimentos processados, normalmente ricos em gorduras e açúcares, como pão de forma, pipocas já prontas, batatas fritas e todo o tipo de guloseimas. Esta é a melhor forma de controlar a qualidade dos alimentos.

3 - Opte por receitas caseiras para reduzir a quantidade de açúcar e de gordura. Peça a ajuda dos mais pequenos, que gostam sempre de participar nas tarefas.

4 - Não se esqueça da componente visual na apresentação dos alimentos para despertar a curiosidade das crianças.

5 - Aposta vencedora: a fruta, sem dúvida, e biológica de preferência. Não se esqueça de variar e esmere-se na apresentação: espetadas com fruta ou fruta em copinhos. Use cortadores para dar diferentes formas: corações, estrelas, etc. Para os mais gulosos: derreta chocolate preto em banho-maria, mergulhe parte dos frutos e deixe secar!

6 - Palitos de vegetais, como cenouras, também podem ser uma boa opção.

7 - Para além de água, ofereça sumos de fruta 100%, limonada, infusões caseiras geladas e até mesmo águas aromatizadas  comuns neste tipo de guloseimas. Caso não tenha molde em forma de ursinhos, use um tabuleiro retangular e, depois de solidificar, corte em cubos.

8 - Se optar por sandes, escolha pão o mais caseiro possível ou mesmo variantes integrais. Para barrar use cremes vegetais, fiambre e queijos magros ou até variantes vegetarianas.

9 - Como sobremesa, por que não iogurtes naturais, com adição de fruta fresca, frutos secos ou granolas? São opções mais nutritivas do que mousses ou pudins.

10 - Experimente fazer a sua própria gelatina. Use gelatina neutra, em pó ou em folhas, adicione sumo de fruta e adoce à sua medida, controlando a quantidade de açúcar. Como alternativa, pode usar xarope de agave ou de coco. A versão vegan também é fácil de fazer: em vez de gelatina, basta juntar agar-agar e fruta triturada ou sumo de fruta.

11 - Use a dica da gelatina feita em casa se os seus filhos são fãs de gomas. Basta adaptar a quantidade de gelificante (gelatina ou agar-agar, para vegans) para dar mais consistência. Desta forma, controla a quantidade de açúcar e evita todos os corantes e aromas artificiais.