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5 Dicas para Controlar o Apetite

Nutrição

Deixamos-lhe assim cinco estratégias que podem ajudar nesse objetivo.

1. A Primeira Refeição do Dia

A palavra em inglês breakfast é derivada da expressão breaking the fast, que significa quebrar o jejum. O pequeno-almoço é, geralmente, a primeira refeição a ser feita e que, após um período de jejum noturno, fornece nutrientes e energia para o início do dia: melhora a concentração e o humor, e permite um maior grau de saciedade durante o período da manhã. Será, por isso, uma refeição do dia que não deve esquecer.

2. Mais Fibra

Os alimentos ricos em fibras são digeridos de uma forma gradual pelo organismo e, consequentemente, prolongam a saciedade. A recomendação de ingestão diária adequada de fibra para adultos saudáveis é de cerca de 25 gramas para as mulheres e cerca de 38 gramas para os homens.

3. Sopa ou Salada

Os legumes variados são indispensáveis num padrão alimentar saudável e, ao fornecerem água e fibra, auxiliam o controlo do apetite. Se iniciar as principais refeições com uma sopa de legumes ou uma salada, irá reduzir o apetite e, consequentemente, a porção dos restantes alimentos que irá consumir nessa refeição.

4. Um Ambiente Calmo

Estudos sugerem que a ansiedade promove o consumo calórico e a escolha de alimentos ricos em gordura. Fazer as refeições num local calmo, sem o estímulo da televisão ou de um monitor, e comer devagar são formas eficientes de reduzir a ansiedade, manter a saciedade e ingerir menos calorias.

5. Plantas e Nutrientes

Quando o objetivo é regular o apetite, algumas substâncias destacam-se, pela quantidade de fibra que fornecem e pela capacidade que têm de ajudar a regular a glicemia:

GLUCOMANANO:
Fibra solúvel extraída da raiz da planta Amorphophallus Konjac. Esta fibra apresenta a capacidade de absorver água, formando um gel que preenche o estômago, proporcionando uma sensação de saciedade.

GARCINIA CAMBOGIA:
O fruto da planta contém o princípio ativo ácido hidroxicítrico. Este composto parece desempenhar um papel na regulação do peso corporal e na redução da sensação de apetite. 

CRÓMIO E CANELA:
O primeiro é um mineral e o segundo uma especiaria, ambos contribuem para a manutenção de níveis normais de glicose no sangue.