Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

6 medidas que vão mudar a sua vida
Bem-Estar
Boas ideias tonificam!
Pequenas mudanças no seu estilo de vida logo pela manhã podem fazer uma grande diferença no controlo do peso corporal e na tonificação do seu corpo. Confira a lista de ideias para aumentar o seu metabolismo logo nas primeiras horas do dia.
1. Comece o dia com exercício!
Praticar exercício físico de manhã promove o aumento do metabolismo, levando-o a fazer escolhas mais saudáveis durante todo o dia.
Comece bem o seu dia: acorde cedo, seja ativo e defina o ritmo para o resto do dia. Se sentir sono e fadiga, irá ter tendência para procurar alimentos mais gordos e açucarados ao longo do dia na tentativa de aumentar os níveis de energia. Inicie o dia por exemplo com uma caminhada ou corrida a um ritmo lento e verá que se sente renovado.
2. Tome um pequeno-almoço adequado
O pequeno-almoço repõe os níveis de energia, influencia positivamente o humor, evita a fraqueza e a quebra do rendimento físico e intelectual no final da manhã e, claro, contribui para uma distribuição mais equilibrada da energia ao longo do dia.
O pequeno-almoço deve contribuir com cerca de 20% a 25% para o valor energético total diário, devendo ser constituído pelos seguintes grupos de alimentos:
- Laticínios ou bebidas de soja, arroz ou de amêndoa.
- Cereais e derivados (de preferência menos refinados, não açucarados e com pouco sal).
- Fruta (de preferência fresca e da época).
3. Beba líquidos
Para desintoxicar e remover as toxinas é imprescindível manter uma hidratação adequada: beba dois copos de água, por exemplo, antes de sair de casa ou durante o trajeto para o trabalho. Inclua infusões à base de plantas que ajudem no processo de desintoxicação hepática.
4. Inove e varie
- No seu saco ou na sua mala: escolha uma barra proteica com baixo teor em açúcares, ideal para manter a saciedade e o corpo alimentado nas alturas mais atarefadas do dia ou naqueles dias em que não consegue mesmo ter uma refeição adequada.
- Em casa: abasteça o seu frigorífico de vegetais ou frutas prontos a consumir ou mesmo congelados, pois são uma opção que deve manter sempre acessível, possibilitando um maior aporte de fibra e antioxidantes através da alimentação. Antes de sair de casa prepare os lanches da manhã e da tarde para levar consigo e para não se arrepender das escolhas que faz ao longo do dia: prepare, por exemplo, para o meio da manhã um batido: junte 50 ml de água + 50 ml de bebida de amêndoa + 1 peça de fruta fresca (kiwi, framboesas, etc.) + 1 colher de chá de açaí.
- No trabalho: tenha sempre à mão um iogurte ou uma alternativa ao iogurte à base de soja e, se possível, acrescente mais uma fonte de proteína vegetal e fibra (como sementes de abóbora, sementes de cânhamo ou espirulina).
Tenha sempre alguns frutos secos no seu local de trabalho pois são snacks práticos, ricos em ómega-3, com fibra e proteínas.
Se leva almoço de casa, prepare uma salada fresca ou uma sandes, com um molho com elevado teor de proteínas e zero açúcares: junte ao quark à base de soja um pouco de cebolinho, sal e pimenta.
5. Alongue os músculos
Ao iniciar o seu dia de trabalho, faça respirações profundas e alongue os músculos. Respire, estique os braços acima da cabeça e rode-os lentamente, de modo a libertar alguma tensão.
Lembre-se que estará a queimar algumas calorias extra e além disso, é importante para o seu bem-estar manter uma atitude calma e positiva.
6. Escolha o suplemento adequado
Aliada a uma alimentação completa, variada e equilibrada, a suplementação pode ajudar a adquirir o nível de massa muscular ótimo para o seu corpo.
- Os suplementos à base de proteína de soro de leite são os geralmente os selecionados e mais utilizados como fornecedores proteicos, isto porque as proteínas derivadas do leite são classificadas como fontes proteicas de elevada qualidade - de alto valor biológico.
- Os termogénicos naturais como a cafeína (naturalmente presente na planta do guaraná e na planta do chá verde) e o ácido clorogénico (principal ingrediente do café verde descafeinado Svetol) podem ajudar a atingir uma composição corporal mais adequada.
- Apesar de uma dieta equilibrada e variada ser a melhor fonte de vitaminas e minerais, há momentos ao longo do ciclo de vida que o organismo poderá necessitar de um maior aporte em nutrientes, como por exemplo durante a gravidez, em caso de certas condições clínicas ou com o avançar da idade. Um estudo de revisão recente realça que a toma de suplementos multivitamícos e minerais poderá ser útil na prevenção da anemia ferropénica, de defeitos do tubo neural do feto, de problemas neurológicos em pessoas a partir dos 50 anos, de doenças ósseas, respetivamente com a suplementação da dieta com ferro, ácido fólico, vitamina
- B12 e vitamina D. Existem já suplementos alimentares que reúnem um largo espectro de vitaminas, minerais, fito nutrientes e também complexos à base de alimentos concentrados.
- A escolha do suplemento alimentar mais adequado ao seu caso deverá ter em conta fatores como idade, sexo, história clínica e alimentar. Se persistirem dúvidas na escolha específica, poderá sempre contar com o apoio diretamente nas lojas Celeiro ou através do e-mail: apoioaocliente@celeiro.pt.

