Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Alimentar a Memória
Nutrição
Sabemos, hoje, que alguns padrões alimentares recomendados na ajuda ao suporte cardiovascular também têm demonstrado ser benéficos na redução do declínio cognitivo. Um plano alimentar específico foi estudado e destacou-se. Este plano realça o consumo de alimentos que, segundo algumas pesquisas, têm sido associados a uma melhor função cognitiva e a um atraso no declínio cognitivo. Esta dieta, denominada de MIND (Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay), é baseada em duas outras: a dieta Mediterrânica e a dieta DASH –criada com o objetivo de tentar diminuir os valores da pressão arterial.
O Que é a Diet Mind?
O Que Comer
Os principais alimentos recomendados na dieta MIND são ricos em vitamina E e em ómega-3. A vitamina E pode ser encontrada em frutos secos oleaginosos, óleos vegetais, sementes e legumes de cor verde-escura, e as principais fontes alimentares de ómega-3 são o peixe gordo, marisco e algas.
O Que Evitar
No que diz respeito à saúde cerebral, não podemos esquecer que evitar as gorduras saturadas e trans poderá ser tão importante quanto consumir mais ómega-3. Deverá, por isso, equilibrar as gorduras na sua dieta alimentar: evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e trans (fritos, pastelaria, laticínios gordos e excesso de carne vermelha) e privilegiar o consumo de peixe (no mínimo duas vezes por semana), frutos secos e gordura vegetal como o azeite. Esta é sem dúvida uma importante recomendação para quem quer preservar a memória.
Dizer Adeus ao Excesso de Açúcar
O cérebro necessita de energia (glicose) para funcionar, contudo, o consumo de açúcares em excesso tem sido associado a alterações na memória e a uma menor plasticidade do hipocampo — zona do cérebro que desempenha um papel de destaque nos processos de memória. Diversos estudos indicam que a ingestão elevada de açúcares simples afeta, não só a função cognitiva global, mas também especificamente a memória verbal e visual.
Outros Nutrientes e Extratos Vegetais
Vitaminas: As vitaminas B, E, C e D desempenham um papel fundamental na manutenção de uma normal função cerebral.
DHA: Os ácidos gordos essenciais são fundamentais, nomeadamente o ómega-3 DHA. O DHA contribui para a manutenção de uma normal função cerebral.
Curcumina e Polifenóis: A curcumina é o principal composto obtido a partir do açafrão-da-índia (Curcuma longa), que ajuda na proteção do cérebro contra os radicais. A curcumina e os polifenóis (como as antocianinas, catequinas e resveratrol) são compostos que, pelas suas propriedades, podem ajudar na proteção contra as oxidações indesejáveis.
Ginseng e Guaraná: Ajudam a manter as capacidades físicas e mentais.
Fosfatidilserina: Fosfolípido presente na camada interna da membrana das células nervosas. Facilita a ativação de proteínas e recetores de sinalização — importantes para a sobrevivência neuronal, diferenciação e neurotransmissão sináptica.
Ginkgo Biloba: Planta ancestral que ajuda a manter a memória com o declínio da idade e a preservar a função cognitiva.
Bacopa Monnieri: Planta usada há séculos na medicina tradicional ayurvédica. Contribui para uma ação positiva na função cerebral: pode ajudar na melhoria da concentração e da memória.

