Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Beta-glucanos - O que são
Nutrição
Os beta-glucanos ( monómeros de D-glicose unidos por ligações glicosídicas ß-glucanos) são polissacarídeos de ß.
Estes ocorrem mais comummente como celulose em plantas, no farelo de grãos de cereais, na parede celular da levedura (Saccharomyces cerevisae), de certos fungos, cogumelos e de bactérias. Os beta-glucanos (ß-glucanos) são um tipo de fibra solúvel com elevada capacidade de reter e de tornar géis em soluções aquosas. Quando ingeridas a viscosidade do bolo alimentar diminui a atividade de determinadas enzimas digestivas, o que influencia diretamente a taxa de digestão e absorção de nutrientes.
Benefícios de consumo de beta-glucanos
- Redução dos níveis de colesterol (1)
- Proteção celular (2)
- Ação antioxidante (combate a ação nefasta dos radicais livres) (2)
- Estimula o sistema imunitário (2)
- Diminuição da sintomatologia associada a infeções virais, bacterianas e fúngicas (2)
- Regulação do apetite
(1) Os beta-glucanos (fibra solúvel) contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue. O efeito benéfico descrito é obtido com uma dose diária de 3 g de beta-glucanos provenientes de aveia, farelo de aveia, cevada, farelo de cevada ou da mistura destes beta-glucanos. A aveia é bem conhecida por ser rica em fibra solúvel, o beta-glucano, e este tem sido estudado predominantemente pelos seus potenciais efeitos redutores do colesterol.
(2) O extrato de levedura estimula o sistema imunológico, estando estas propriedades imunoestimulantes da levedura associadas ao seu principal componente estrutural, os beta-glucanos, que são capazes de estimular a função imunológica e são responsáveis pela proteção do organismo contra infeções e substâncias nocivas.

