Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rutura de stock.
Após saírem do nosso armazém serão entregues no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas.

MENU
Toggle Nav

Combater as rugas no masculino

Bem-Estar

A pele masculina

Existem algumas dife-renças na morfologia e fisiologia da pele entre o género masculino e feminino. Os homens têm uma pele mais espessa e áspera do que as mulheres, devido à presença de pelos faciais. A partir dos 45 anos começa a ocorrer uma perda de espessura da pele associada à diminuição dos níveis de colagé-nio e de ácido hialurónico. Por outro lado, a quantidade de gordura subcutânea é inferior, pelo que, com a idade, a pele tende a adquirir um aspeto envelhecido mais rapidamente. Ao mesmo tempo, as glândulas sebáceas são maiores no homem, daí que a sua pele seja mais oleo-sa e os seus poros mais dilatados. A nível da imunidade, os homens apresentam uma suscetibilidade mais elevada a infeções bacteria-nas e virais, devido a diferenças ao nível dos androgénios e da testosterona. Os níveis de cortisol são também superiores no corpo masculino, deixando-o mais suscetível a elevados níveis de stresse. Este facto torna o processo de cicatrização mais lento e deixa a pele mais exposta aos efeitos negativos da radiação ultravioleta. Por este motivo, o risco de melanoma ou de cancro de pele é superior no homem.

Cuidados específicos com a pele

Hidratação

Dado que a pele do homem tende a ser mais oleosa, é importante optar por um hi-dratante à base de água, com minerais como o zinco e livre de óleos para evitar a obstru-ção dos poros. Para prevenir o envelhecimento da pele é ainda fundamental que o hidratante contenha colagénio e ácido hialurónico, de modo a assegu-rar a manutenção da elastici-dade e do volume dos tecidos. A presença de antioxidantes, como a vitamina C e o resvera-trol, contribuem para a proteção antioxidante da pele, prevenindo a perda de colagénio e de ácido hialurónico e reforçando a imunidade dos tecidos. Pelo facto de se barbearem, muitos homens sujeitam ainda a pele a um elevado nível de stresse físico, que requer uma cicatrização eficaz. O Aloé Vera é uma das plantas mais reconhecidas pelo seu efei-to regenerador devido à sua riqueza em vitaminas, minerais e enzimas vegetais. Os cremes à base de baba de caracol tam-bém podem promover a renova-ção dos tecidos pela ocorrência natural de ácido glicólico.

A proteção solar

A exposição à radiação solar ultra-violeta é um dos principais fatores de envelhecimento da pele. Por um lado, destrói o colagénio e reduz os níveis de ácido hialurónico nos tecidos cutâneos e, por outro, estimula a produção de melani-na, que causa o aparecimento de manchas de hiperpigmentação. Assim sendo, a aplicação adequa-da de protetor solar é essencial para prevenir o envelhecimento da pele. Idealmente deve optar-se por protetores com fator de proteção solar 15, mas peles mais claras e/ou sensíveis podem necessitar de um FPS 30 ou 50.

Suplementação alimentar

Para além dos cuidados exteriores, a utilização de suplementos alimentares pode ainda contri-buir para a manutenção de uma pele saudável e para a prevenção do envelhecimento. Suplemen-tos à base de antioxidantes como a vitamina C contribuem para combater o stresse oxidativo e manter as ligações entre as fibras de colagénio no organismo, dando estrutura aos tecidos. Outros compostos, como o metilsulfonilmetano (MSM) e os aminoácidos L-lisina e L-prolina, conferem ainda suporte à formação da molécula de colagénio e à manutenção de uma pele jovem.