Encomendas processadas no nosso armazém em menos de 24 horas (úteis), salvo rotura de stock.
Após saírem do nosso armazém, serão entreges no prazo normal de 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental.
Amostras ou ofertas em todas as encomendas
MENU
Toggle Nav

Como Prevenir a Gripe Sazonal

Bem-Estar

O Que é a Gripe?

A gripe é uma doença contagiosa, resultante da infecção pelo vírus influenza, sendo potencialmente perigosa em crianças, imunodeprimidos e idosos. O vírus da gripe pertence à família Orthomyxoviridae, que inclui os vírus infl uenza dos subtipos A, B e C, cuja distinção é feita com base nas diferenças antigénicas da nucleocápside e das proteínas da matriz (HxNy). O seu período de incubação é, em média, de dois dias, ao passo que a recuperação dá-se num intervalo de tempo que oscila entre poucos dias a duas semanas. A infecção inclui sintomas como: febre elevada, arrepios, dor de cabeça, dor e rigidez musculares, fadiga, garganta infl amada, nariz entupido e tosse seca.

Como se Transmite?

O vírus influenza transmite-se facilmente através de gotículas de saliva expelidas com a respiração, tosse ou espirros. Após entrada no nosso organismo, o vírus destrói a mucosa do tracto respiratório e infecta as suas células. O tratamento da gripe passa, normalmente, pelo alívio dos sintomas, recorrendo-se ao uso de analgésicos, antipiréticos e descongestionantes nasais. Os antibióticos apenas devem ser administrados quando existe infecção bacteriana secundária.

Como Prevenir a Gripe Sazonal?

Um sistema imunitário forte é a melhor protecção contra gripes e constipações, devendo, por isso, descansar adequadamente, assegurar as suas necessidades nutricionais e fazer uma dieta equilibrada, que permita garantir a presença de todas as vitaminas e minerais importantes para o sistema imunitário. No entanto, mesmo quando estes requisitos são cumpridos, por vezes, o nosso organismo necessita de uma ajuda extra. Existe uma vasta gama de plantas que apresentam propriedades imunoestimulantes. Algumas delas, quando combinadas, actuam de forma sinérgica, aumentando a sua efi cácia e podendo ainda desempenhar uma acção directa contra os patogénios responsáveis pela infecção. Como medida de prevenção para gripes e constipações, existem várias opções de suplementos alimentares que o poderão ajudar a reforçar as suas defesas imunitárias, para além de serem úteis no alívio dos sintomas e no combate à infecção.

5 Nutrientes que Ajudam na Prevenção

1 - Equinácia (Prevenção e Auxilio ao Tratamento)

Os compostos ativos presentes na equinácea potenciam a função imunitária devido a várias acções, como o aumento da produção de leucócitos; a estimulação da activação de leucócitos (macrófagos, células natural killer e linfócitos T); o aumento da produção de vários compostos potenciadores da resposta imunitária (interferão, entre outros); o potenciar da utilização de vias alternativas complementares (aumenta a migração de leucócitos para as áreas de infecção) e a redução dos níveis de hialuronidase (composto que permite a disseminação da infecção).

2 - Vitamina C (Prevenção do Auxilio do Tratamento)

A vitamina C é referida como o principal nutriente de suporte imunitário pelo papel essencial na função imunitária. Estudos mostraram que reduz a duração e severidade dos sintomas de constipações e alguns autores sugerem que reduz o risco de contracção de constipação. Aumenta a função dos leucócitos, a produção de interferão e a actividade dos anticorpos. As necessidades em vitamina C aumentam durante a infecção. Uma revisão de 16 estudos revelou que, em média, indivíduos suplementados com vitamina C tiveram menos 34% dos dias de doença por ano.

3 - Zinco (Prevenção)

Em conjunto com a vitamina C, o zinco é um importante nutriente de suporte imunitário. O zinco é um nutriente primário na função imunitária, particularmente devido aos seus efeitos benéfi cos sobre a função do timo e dos leucócitos. É ainda requerido para a libertação, a partir do fígado, da vitamina A armazenada.

4 - Própolis (Auxilio ao Tratamento)

Esta gomo-resina vegetal possui propriedades antimicrobianas e estimula o sistema imunitário, sendo tradicionalmente utilizada para incrementar a resistência do organismo ou como coadjuvante no tratamento de infecções respiratórias.

5 - Vitamina D (Prevenção)

A vitamina D é um potente modelador do sistema imunitário. Está comprovado que possui vários efeitos sobre a função imunitária, podendo aumentar a imunidade inata. Investigações recentes indicam que a vitamina D se tem revelado útil no reforço das defesas. Vários investigadores defendem que a adição de Vitamina D a um regime de reforço do sistema imunitário poderá ser útil na prevenção da gripe A (H1N1). Estudos clínicos reportaram já a acção preventiva da vitamina D contra o vírus influenza.