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Dieta Vegana: Tudo o que precisa de saber

Sabia Que?

Cada vez mais pessoas optam por um regime alimentar vegano, mas afinal o que significa? E como podemos implementar esta dieta?

Por detrás de uma opção de vida vegana está, não só o desejo de se-guir uma alimentação mais saudável, mas também o respeito pelos animais e pelo equilíbrio do planeta. Confira as três principais razões para adotar uma dieta vegana.

O Que Significa Ser Vegano?

- Excluir da alimentação todos os alimentos de origem animal (carne, pescado, ovos, laticínios, mel);

- Não utilizar produtos de origem animal, como vestuário (peles, lã, seda…), adornos (pérolas, penas…) ou produtos testados em animais;

- Condenar a utilização de animais como forma de entretenimento (touradas, circos…).

1. Em Defesa dos Animais

Uma das principais razões é o respeito pelos animais, prevenindo, desta forma, a crueldade e a exploração animal. Os veganos respeitam o direito dos animais à vida, à existência em liberdade e ao bem-estar físico.

2. Em Defesa do Ambiente

O equilíbrio ecológico do planeta é con-dição primordial à nossa sobrevivência. Assim sendo, somos responsáveis pela sua preservação, pois as nossas ações influenciam diretamente este equilíbrio. A pecuária é uma atividade com muito impacto no ambiente, pois implica o consumo de grande quantidade de água potável, a ocupação de vastas áreas de terreno para o cultivo de cereais e o gasto de combustíveis fósseis. A pesca também contribui para o desequilíbrio ecológico: os navios pesqueiros poluem rios e oceanos, contribuem para a destruição dos sistemas marinhos e diminuem os stocks marinhos.

3. Em Defesa da Saúde

O consumo excessivo de carne e seus derivados é associado a uma ingestão elevada de calorias e de gordura saturada, resultando no aumento da prevalência de excesso de peso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e cancro. Já uma alimentação à base de alimentos de origem vegetal constitui um fator protetor contra doenças crónicas.

Aprenda a Planear

Considerando que a adoção de uma dieta vegana requer uma modificação dos hábitos alimentares, a sua planificação assume um papel importante. Esta planificação permite a adoção de um regime alimentar vegano equilibrado, fornecendo as proteínas completas, ou seja, que contenham aminoácidos essenciais, gorduras de boa qualidade, hidratos de carbono de assimilação lenta e vitaminas e minerais essenciais. Idealmente, os veganos devem ser dotados de conhecimen-tos sobre nutrientes e aconselha-dos por profissionais de saúde.

Na dieta vegana, a variedade é fundamental. A combina-ção de diferentes proteínas vegetais ao longo do dia e uma ingestão energética adequada fornecem aminoácidos em quantidade e qualidade sufi-cientes para atender às neces-sidades nutricionais. A chave para obter a quantidade certa de proteína vegetal e de todos os aminoácidos essenciais é combinar diferentes cereais, sementes, frutos oleaginosos e leguminosas.

Vai Adotar Uma Dieta Vegana? - Reconheça a importância de alguns nutrientes

Independentemente do regime alimentar, todas as pessoas devem ser clinicamente monitorizadas. Os veganos não são exceção e devem realizar análises de rotina que incluam os níveis de vitaminas e minerais. Apesar das dietas vegetarianas, bem planeadas, conseguirem suprir as necessidades nutricionais, as doses diárias recomendadas de alguns nutrientes, nomeadamente ferro, vitamina D, vitamina B12, cálcio, iodo e ómega-3 de cadeia longa, podem ser difíceis de obter exclusivamente através da alimentação. Como tal, a suplementação alimentar destes nutrientes deve ser considerada (com especial destaque para a vitamina B12, o ferro, a vitamina D e o ómega-3 de cadeia longa).

Sabia Que?

De acordo com The Vegan Society (fundada em 1944), o veganismo "é uma forma de viver que exclui, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação vegana, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.

Desafio Vegan 7 Dias

Queremos desafiá-lo a si e ao seu organismo durante sete dias! Uma semana dedicada a uma dieta vegana cheia de sabor, nutrientes e variedade! Experimente este plano e deixe que o seu corpo sinta as diferenças.

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