Mega Campanha Online!
Utilize o código CELEIRO10 e obtenha 10% de desconto
MENU
Toggle Nav

Mangostão

Planta

O mangostão (Garcinia mangostana) é um fruto castanho-avermelhado, com cerca de sete centímetros de diâmetro e originário do Sudoeste Asiático (ilhas Molucas), onde é designado por “rei dos frutos”. É uma árvore que atinge entre seis e vinte e cinco metros de altura e cuja madeira é utilizada na construção de mobiliário. Apresenta folhas simples; flores largas e carnudas; e frutos esféricos com quatro a nove centímetros de diâmetro e casca dura e espessa. O fruto é facilmente perecível (a casca não deverá estar dura e o fruto deve abrir ligeiramente quando pressionado com as duas mãos). A sua polpa, formada por quatro a oito segmentos carnudos, brancos e translúcidos é comestível, apresentado um sabor delicado e luxurioso.

É utilizado como alimento e, nas medicinas tradicional chinesa e Ayurvédica, solução terapêutica. Foi recentemente descoberto pelas sociedades ocidentais devido aos seus benefícios a nível de saúde. Possui vitamina B12, vitamina A, vitamina C, vitamina E, fósforo, potássio, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, sódio e zinco.

A polpa, e especialmente a casca, do seu fruto é rica em bioflavonóides que actuam como poderosos antioxidantes. Entre a sua actividade biológica destaca-se a inibição de algumas enzimas envolvidas no processo inflamatório, bem como as suas acções antibacteriana, antifúngica, anti-hipertensiva e antidiabética. Estudos referem ainda que o fruto de mangostão inibe a oxidação do colesterol LDL, inibindo o desenvolvimento do processo aterosclerótico. A sua acção antioxidante e o seu elevado potencial ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity - Capacidade de Absorção de Radicais Oxigénio), uma das mais precisas formas de avaliar a capacidade antioxidante, fazem com que o seu consumo regular, sobretudo sob a forma de suplementos alimentares, possa oferecer alguma protecção contra o desenvolvimento de alguns processos cancerígenos.

Também o pó do córtex possui fins terapêuticos, já que apresenta acções adstringentes, e é por isso empregue como coadjuvante no tratamento de alguns casos de diarreia.

Quem diria que um fruto, até há pouco por nós desconhecido, pudesse apresentar tantos benefícios para a manutenção da nossa saúde? Agora que já os conhece aproveite mais esta ajuda da Natureza!