Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Microneedling - O que é e como se faz?
Nutrição
O microneedling é um tratamento estético que consiste em deslizar pela pele um rolo (roller) constituído por microagulhas alinhadas, que perfuram as camadas superficiais da epiderme. Também conhecido como dermaroller, este procedimento tem como objetivo induzir a produção de colagénio e elastina, favorecendo a regeneração cutânea. Outra vantagem desta técnica é que, quando estas agulhas rolam sobre a pele, são abertos múltiplos canais que a tornam mais permeável, permitindo uma melhor absorção de substâncias.
Quais os benefícios?
Este procedimento minimamente invasivo efetua-se principalmente no rosto, para reduzir várias imperfeições: atenuar o aspeto de cicatrizes de acne ou outros tipos de cicatrizes, rugas, poros dilatados, flacidez, manchas hiperpigmentadas e até estrias. Também se pode realizar no couro cabeludo, para favorecer a penetração de tratamentos capilares.
Como funciona?
O microneedling baseia-se no princípio da síntese de colagénio novo. As lesões microscópicas causadas pela passagem das agulhas na pele provocam uma resposta cutânea, caracterizada pela libertação de fatores de crescimento (proteínas), que promovem a síntese de um novo tecido rico em colagénio. Este novo tecido confere mais tónus e consistência à pele, suavizando pequenas imperfeições.
Como se faz?
O microneedling pode ser feito por um profissional, quando efetuado por técnicos de estética, mas também pode ser feito em casa, com um der-maroller, seguindo algumas regras. Existem dermarollers com agulhas de vários tamanhos, mas, regra geral, os que se usam em casa apenas produzem punções superficiais (cerca de 0,5 mm) – mais seguras e menos dolorosas. O microagulhamento pode realizar-se uma ou duas vezes por semana, durante alguns minutos. Já o roller deve substituir-se sensi-velmente após cerca de três meses de utilização.
Quais as precauções a ter?
Depois do tratamento de microneedling, recomenda-se um período de inibição de 24 horas para a prática de atividade física, exposição solar e uso de maquilhagem. Nos dias seguintes, não se recomenda fazer exfoliação, usar cremes com retinol, ácidos ou produtos à base de álcool. Como outros procedimentos cosméticos, o microneedling não está isento de riscos. Porém, quando realizado corretamente, é seguro. De uma forma geral, os efeitos mais comuns são uma certa vermelhidão e pequenas irritações que persis-tem apenas alguns dias depois do procedimento.
Não faça micronoeedling se:
- Está grávida;
- Tem acne em fase ativa;
- Tem feridas infetadas;
- Tem queimaduras solares;
- Tem problemas de fotossensibilidade;
- Tem herpes labial ativo;
- Sofre de doenças de pele, como psoríase ou eczema;
- Tem pele sensível (recomenda-se um teste de sensibilização no antebraço);

