Ao continuar a navegar está a consentir com a nossa política de cookies. Para mais informações clique em saber mais. Saber mais

Preparar uma Viagem - Truques e Dicas
Nutrição
As férias grandes são sinónimo de viagens, e muitas das vezes de andar de avião. Quer o destino seja mais perto ou mais longínquo, há sempre mudanças de hábitos, sobretudo alimentares, de clima ou até de condições higiénicas. Para evitar alguns dissabores que podem arruinar o seu descanso, convém fazer alguma preparação. Confira os nossos conselhos e os produtos naturais que selecionamos para ajudar a resolver pequenas emergências e aliviar alguns problemas mais comuns.
O Que fazer Antes de Partir
De acordo com o destino, faça, atempadamente, uma consulta do viajante para saber mais informações sobre as condições locais e a necessidade de vacinação ou de medicação prévia. Na mala, leve apenas o essencial, roupa e calçado adequados às atividades que planeia realizar. Não se esqueça dos medicamentos e/ou suplementos de toma habitual. Assim como deve respeitar as regras da bagagem de mão da companhia aérea pela qual vai viajar, em especial no que respeita aos produtos líquidos, como os cosméticos.
Dicas Contra os Enjoos no Avião
O gengibre é eficaz contra enjoos de movimento e, por isso, essencial durante as viagens não só de avião, como também de carro, comboio ou barco. Esta planta não provoca sonolência, um efeito secundário normalmente associado a alguns medicamentos antieméticos. Para minorar os enjoos deve evitar refeições pesadas antes de viajar e beba muita água.
Evitar o Síndrome da Classe Económica
É, na verdade, uma situação chamada trombose venosa profunda, que ocorre quando se forma um trombo numa veia do sistema venoso profundo. Pode ocorrer em voos de longo curso devido ao facto de se permanecer sentado durante muitas horas consecutivas, com pouco espaço para exercitar as pernas e, também, devido à pressão reduzida na cabine. Caso sofra de problemas circulatórios ou se já teve um acidente vascular, deve aconselhar-se com o médico antes de viajar. Para minorar os efeitos nas viagens mais longas, pode usar meias elásticas de compressão, beber muitos líquidos (exceto álcool), tentar sentar-se nos lugares da coxia e exercitar as pernas durante o voo. A suplementação com óleos de peixe nas três semanas que antecedem a viagem também pode ser útil para promover a circulação. Um creme de massagem ou ainda suplementos à base de plantas como a hamamélia, a gilbardeira e a castanha-da-índia, podem ajudar a aliviar a sensação de pernas pesadas.
Prevenir Problemas de Intestinos
Diarreia do Viajante: É uma das situações que mais afeta os turistas devido à ingestão de água ou alimentos contaminados. Em caso de dúvida, beba apenas água engarrafada ou fervida e não utilize gelo. Consuma os alimentos bem cozinhados e fruta que possa descascar. Algumas semanas antes de viajar pode tomar probióticos para fortalecer a flora intestinal.
Prisão de Ventre: Pode surgir devido à mudança de hábitos ambientais e alimentares. Reforce a ingestão de fibras em suplementos, caso tenha dificuldade em adicioná-las à alimentação, como a aveia ou psílio em cápsulas, ou cubos mastigáveis. Ter em atenção que se deve beber mais água quando se consome mais fibra.
6 Dicas Para Quem Tem Medo de Voar
1. Chegue com antecedência ao aeroporto.
2. Escolha roupas leves e sapatos confortáveis para não se sentir apertado durante o voo.
3. Faça exercícios de alongamento e de relaxamaneto (inspirar pelo nariz e expirar vagarosamente pela boca), para ajudar a controlar a ansiedade.
4. Não beba café nem álcool antes do voo.
5. Opte por infusões de plantas com propriedades calmantes como a camomila e suplementos à base de valeriana.
6. Para ajudar o tempo a passar, tente descontrair a ouvir música, ler, ver filmes ou a jogar.
Comida de Avião
Este é outro aspeto a considerar, se vai fazer viagens longas de avião, sobretudo se tem restrições alimentares (é vegan, tem alergias, intolerâncias, etc.) ou se se preocupa com o valor nutricional e com a qualidade da sua alimentação, deixamos algumas sugestões.
Barras "refeição" e Barras Proteicas: Devido ao seu valor energético adaptado, adição de vitaminas e minerais, duas barras deste tipo podem substituir uma refeição. Outra opção são as barras normalmente consumidas por desportistas, com alto teor em proteínas. Para refeições mais ligeiras existem também imensos tipos de barras para escolher.
Frutos Secos: Outra boa opção são as sementes ou os frutos secos, como as nozes, avelãs, amêndoas, cajus, entre outros, devido à sua riqueza nutricional e teores de vitaminas e minerais naturalmente presentes.
Picadas de Insetos
Os repelentes podem ser uma ajuda preciosa em alguns destinos mais tropicais. Recomendamos que sejam à base de plantas e sem substâncias nocivas (DEET, PABA ou parabenos). Use também roupa que cubra as pernas e os braços e evite andar ao ar livre ao nascer ou ao pôr-do-sol, alturas em que os insetos picam mais.
Contrariar Jet Lag
Quando atravessamos rapidamente vários fusos horários, podem surgir sintomas como insónias temporárias, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e disfunções intestinais. Evite bebidas alcoólicas, cafeína e beba bastante água durante o voo. À chegada, acerte o relógio e aja de acordo com o horário local, dormindo apenas quando for noite. Suplementos com melatonina podem ajudar.
Proteger dos Raios Solares
Indispensável na praia, no campo ou na cidade! A exposição solar excessiva pode aumentar o risco de cancro da pele. Evite as horas de mais calor (entre as 11h e as 16h) e aplique um protetor adequado ao seu tipo de pele, várias vezes ao dia. Antes da época
balnear pode preparar a pele com antioxidantes, como o betacaroteno, que também vai ajudar a prolongar o bronzeado. Após a exposição solar, hidrate-se: sugerimos aloé vera, sobretudo em caso de vermelhidão.
Viagem com Crianças
Se viaja com crianças, a maior parte das companhias aéreas permite levar uma sopa ou o leite necessários para as refeições durante o voo. Confira com antecedência as regras sobre o transporte de líquidos na cabine. Sugerimos boiões com purés de legumes biológicos, uma peça de fruta ou saquetas de puré de fruta biológicos por serem mais práticos de transportar. Não se esqueça de levar pacotes individuais de bolachas (sem açúcares adicionados).
Nota para celíacos: Caso não possa consumir glúten, pode sempre levar fruta e frutos secos que são naturalmente isentos de glúten. A marca Schar tem uma vasta seleção de opções isentas de glúten, desde bolachas, cereais e até chocolates.
Dica: Antes da época balnear pode preparar a pele com antioxidantes, como o betacaroteno, que também vai ajudar a prolongar o bronzeado. Após a exposição solar, hidrate-se: sugerimos aloé vera, sobretudo em caso de vermelhidão.

